Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marlon Rafael Schramm
Título: Sistema de Monitoramento de SGBD SQL Server
 
Introdução:
A partir do século 21, com a constante mudança nos processos de trabalho surge a era do conhecimento dentro de uma empresa, e cada vez mais existe a necessidade de gerenciar e controlar de maneira eficiente toda informação, uma vez que, adquirindo mais conhecimento através da informação, têm-se mais soluções e possibilidades de evoluir o negócio. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente.
Devido ao aumento de dados nas empresas, alinhado com a necessidade de gerenciar este aumento, surgiram aplicativos de software e seus bancos de dados, possibilitando armazenar todos os dados de que uma empresa necessita. Para que seja viável guardar as informações de uma forma segura e que seja recuperada facilmente, chegando-se a criar um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Segundo Silberschatz, Korth e Sudarshan (1999, p. 21), um SGBD consiste em uma coleção de arquivos e programas que são inter-relacionados que acabam permitindo ao usuário um acesso para consulta e alterações desses dados.
Em qualquer organização onde muitas pessoas compartilham muitos recursos, existe a necessidade de um administrador chefe para supervisionar e gerenciar estes recursos (LIMA, 1997). Num ambiente de base de dados, o recurso primário é uma base de dados e os recursos secundários são o próprio SGBD e aplicativos relacionados. A administração desses recursos é de responsabilidade de um administrador de banco de dados (DataBase Administrator - DBA) (DATE, 2000, p.18).
Logo, esse DBA detém todos os privilégios a respeito de definição de acesso a dados e tem que garantir o funcionamento correto, através de manutenções regulares e acompanhamento de qualquer alteração que for realizada. Esse processo é chamado de monitoramento de banco de dados.
Conforme Risch (1989, p. 445), o monitoramento de banco de dados compreende observar as constantes alterações feitas nas bases de dados e poder dar informações e alertar para tomadas de decisões sobre as diferentes situações do banco de dados.
A KeepIT é uma empresa de prestação de serviço de infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI). Dentre os seus serviços está o monitoramento de servidores em seus clientes. Em função de ser monitorado somente o status do serviço de DataBase Engine na parte de SGBD, constatou-se a necessidade de gerenciar outros recursos, tais como processamento e memória. Neste contexto propõe-se um sistema que consiga monitorar as atividades de manutenção periódica e preventiva de um SGBD tipo SQL Server, centralizando o acesso a essas informações em uma intranet, utilizando a ferramenta de colaboração da Microsoft, SharePoint Foundation.