Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marlon Rafael Schramm
Título: Sistema de Monitoramento de SGBD SQL Server
 
Conclusão:
Neste trabalho apresentou-se o desenvolvimento de um sistema para realizar monitoramento de SGBD SQL Server, que fosse de fácil utilização e integrasse com o produto SharePoint Foundation que é utilizado nas empresas para a construção de portais. O objetivo final era garantir uma maior segurança no monitoramento das instâncias SQL Server, prevenindo possíveis problemas e disponibilizando informações úteis para que o usuário administrador do banco de dados possa trabalhar pró ativo, focando em melhorar a qualidade do serviço prestado pelo SQL Server.
Para que fosse possível criar este sistema de monitoramento, foi necessário criar várias camadas na arquitetura da aplicação, cada camada tem uma função específica, sendo a camada de View para mostrar as informações ao usuário, a camada de negócio que contém os métodos para tratar as regras de negócio, a camada de infra que possui os métodos que encapsulam funções úteis do SharePoint e por fim a cada de dados que faz todo o encapsulamento dos métodos que acessam diretamente o banco de dados.
Foi utilizado somente um framework, o 3.5 .NET da Microsoft, utilizando também referência a API do SharePoint. Em todos os níveis de camadas foram utilizado tanto o framework .NET quanto a API do SharePoint, pois entre elas trafega o objeto que representa o site que esta sendo acesso pelo usuário.
Este trabalho demonstrou que é possível realizar monitoramento de todas as instâncias de SQL Server de uma empresa e centralizar estas informações no portal, através de uma plataforma de colaboração que é o SharePoint Foundation 2010, totalmente gratuita, com administração facilitada através de gráficos e relatórios. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível concluir algumas vantagens:
a) centralizar informações das instâncias em tempo real;
b) monitorar possíveis problemas de performance;
c) monitorar falta de espaço em disco;
d) monitorar excesso de IO na base de dados.
Conclui-se com a realização deste trabalho o aumento dos conhecimentos sobre as aplicações desenvolvidas para o ambiente web, o que compõem o seu desenvolvimento e as integrações que são possíveis de realizar com a plataforma de colaboração SharePoint Foundation 2010. A integração direta com o SQL Server sendo que foi deixado flexível o sistema para adaptar para outros SGBDs, também foram responsáveis por grande aumento de conhecimento nesta área.