Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Voigt
Título: Alocação de Recursos Humanos aplicada a Solicitações de Mudanças de Software
 
Introdução:
Os projetos de desenvolvimento de software têm atendido a necessidades cada vez mais complexas, aumentando o número de projetos, que em sua conclusão, extrapolam o prazo e custo estimados, bem como o não preenchimento dos requisitos de qualidade definidos pelo cliente (CORREA, 2011). O gerenciamento inadequado de pessoas é uma das mais significativas contribuições para o fracasso de projetos (SOMMERVILLE, 2003, p. 418).
Segundo Pressman (2002, p. 786), cerca de 70% dos investimentos da área de desenvolvimento de software são realizados com o objetivo de manter produtos desenvolvidos anteriormente. A manutenção de software pode ser responsável por mais de 60% de todo o esforço despendido por uma organização de desenvolvimento e a porcentagem continua a crescer à medida que mais softwares são produzidos.
Segundo Sommerville (2003, p. 515), é impossível produzir sistemas de qualquer tamanho que não necessitem de modificações. Assim que o software é colocado em uso, novos requisitos emergem e os requisitos existentes são modificados à medida que a empresa que executa este software passa por modificações. Na maioria das empresas as manutenções são mal estruturadas e feitas de maneira desorganizada e individualizada, quase que intuitivamente, sem cumprimento de métodos ou padrões específicos (HOPPE, 1999, p. 15). Preocupados com as constantes mudanças nos sistemas, muitas empresas optam por processos que contribuam no gerenciamento destas mudanças.
Segundo Brasil Filho et al. (2006), a alocação de recursos humanos é uma atividade importante e complexa na execução de projetos. Normalmente não é um processo automatizado, uma vez que tipicamente se baseia em experiência pessoal sem o uso de modelos. Os gerentes de projeto têm de solucionar problemas técnicos e não técnicos, utilizando a capacidade das pessoas de sua equipe da maneira mais eficaz possível. Esta atividade não é simples e algoritmos de busca heurística e algoritmos genéticos são utilizados para resolução deste problema. Nem todas as alocações possibilitam que o maior número de tarefas sejam alocadas para um profissional, geralmente há uma série de diferentes combinações de alocações possíveis.
A norma ISO/IEC 12207:2009, que têm processos de software sólidos, trata das questões relacionadas à resolução de problemas de software que podem ser usadas nas solicitações de mudança de software (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2009).
Diante do exposto, propõe-se desenvolver uma ferramenta para alocação dinâmica de recursos humanos aplicada a solicitação de mudança de software. Para isso devem ser utilizados algoritmos de busca auxiliando assim empresas e gerentes de projetos na alocação de recursos e definição de prazos.