Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Voigt
Título: Alocação de Recursos Humanos aplicada a Solicitações de Mudanças de Software
 
Conclusão:
De forma geral, pode-se considerar que os objetivos foram alcançados. O uso da ferramenta permite que gestores de área de desenvolvimento e manutenção de software, tenham maior agilidade no processo na alocação de recursos humanos para as solicitações de mudança de software. Anteriormente ao case de uso da ferramenta, tomava-se muito tempo dos líderes em processos manuais de consulta e alocação. Com a utilização da ferramenta este processo foi automatizado, sendo necessária a manutenção das informações dos recursos, no que diz respeito a atitudes, conhecimentos, habilidades, restrições e a correta inserção das solicitações de mudança para uma alocação adequada. A alocação foi validada com a utilização da ferramenta num cenário real da empresa Benner Sistemas S/A.
A ferramenta pode ser utilizada para facilitar a rotina diária de um profissional que precisa alocar recursos, gerando uma alocação mais otimizada. A utilização do algoritmo NSGA-II para encontrar os melhores recursos para cada solicitação de mudança, se mostrou eficiente. Pode-se constatar que a ferramenta apresenta um ganho significativo de tempo em relação a alocações manuais realizadas por líderes de processo.
Através do estudo do processo de resolução de problemas da norma ISO/IEC 12207:2009 devidamente adaptada para solicitações de mudança de software, foi possível construir o processo de alocação de recursos humanos. A ferramenta desenvolvida se mostrou bem aderente aos resultados previstos pela norma, pois dos seis resultados previstos, quatro foram bem atendidos e dois parcialmente atendidos.
Há uma restrição para alocar a mesma solicitação de mudança de software por fases, considerando as horas previstas na mesma, o que atualmente precisa ser feito em solicitações separadas.
A ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação C# (ASP.NET) e banco de dados SQL Server. Foram utilizadas técnicas e tecnologias atuais, como Entity Famework, ASP.NET MVC Framework e LINQ, que mostraram-se eficientes, atendendo todas as necessidades que sugiram.
A divisão em camadas do modelo MVC facilitou o desenvolvimento do projeto. Já a especificação, através do uso da UML, auxiliou na definição do escopo e na codificação da ferramenta.