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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sandro Oscar Bugmann
Título: Sistema Tutor para Ensino De SQL
 
Introdução:
Atualmente com os avanços tecnológicos e a crescente demanda por informação, os educadores podem utilizar formas alternativas para disponibilizar o conhecimento e proporcionar o aprendizado, sendo uma delas, a utilização de ferramentas de ensino assistidas por computador.
Os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) buscam ajudar os professores neste processo, aplicando técnicas de Inteligência Artificial (IA) que auxiliam na explicação do assunto, podendo ser utilizados individualmente pelo aluno, auxiliando-o na resolução das tarefas determinadas pelo sistema (POZZEBON; CARDOSO; BITTENCOURT, 2005).
Na área de Ciência da Computação, a temática Banco de Dados (BD) é fundamental para a formação dos alunos. Atualmente os bancos de dados relacionais dominam o mercado e formam a base dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGDB) mais utilizados comercialmente.
Em um BD relacional, os dados são uma coleção de uma ou mais relações, onde cada relação é uma tabela com linhas e coluna. Esta representação tabular permite que usuários entendam os dados armazenados e também possibilita o uso de linguagens de alto nível para consultar os dados (RAMAKRISHNAN; GEHRKE, 2008, p. 49).
A linguagem adotada como padrão para criação e manipulação em bancos de dados relacionais é a Structured Query Language (SQL). A SQL foi desenvolvida inicialmente pela International Business Machines (IBM) como linguagem de consulta de dados do SGDB System-R, mas acabou tornando-se a linguagem mais usada para consulta em BD relacionais (RAMAKRISHNAN; GEHRKE, 2008, p. 49).
A linguagem SQL permite a criação de bancos e estruturas de tabelas para executar tarefas básicas de gerenciamento de dados, além de possibilitar consultas complexas, transformando dados brutos em informações úteis, abstraindo assim a forma como os dados são armazenados no BD (ROB; CORONEL, 2011, p. 240). Especializando o ST, é possível facilitar a compreensão da estrutura do BD e também da execução de consultas através da SQL.
O principal objetivo do ST consiste em ajudar o aluno na aprendizagem da linguagem SQL, focando na sentença select. Com exercícios propostos e uma base de testes, o aluno tem a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, executando os comandos select em um ambiente dinâmico, onde sugestões para a correção do exercício são exibidas analisando o erro gerado pela sentença select informada pelo aluno.
Com o ST, o educador terá à sua disposição um editor de questões (que será usado pelo ST para interrogar o aluno) e também um editor de ajuda (usado para fornecer informações para o aluno na construção dos comandos SQL).
O ST utiliza a técnica de Recuperação de Informação (RI), também conhecida como ranqueamento. As questões serão divididas em categorias e cada questão terá uma ou mais palavras chave, que serão utilizadas pelo sistema para trazer a “ajuda” para o comando SQL executado pelo aluno (GUIZZARDI; MENEZES, 2001, p.18).