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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Sandro Oscar Bugmann
Título: Sistema Tutor para Ensino De SQL
 
Conclusão:
O sistema desenvolvido atingiu os objetivos propostos, porém não foi possível atender na sua totalidade o comando select, como subconsultas e expressões, devido ao grau de complexidade na conversão destas sentenças para a BNF.
A utilização da ferramenta GALS para implementação da gramática foi de grande importância, pois contribuiu na melhoria das mensagens apresentadas ao aluno, bem como este recurso foi fundamental na definição das palavras chaves a serem utilizadas na busca de conteúdo pelo RI.
A não utilização de uma técnica de IA fez que com o sistema desenvolvido não pudesse ser caracterizado com um STI. Todavia, alguns autores, dentre eles (RUSSELL; NORVIG, 2004), defendem que a RI deve ser considerada uma técnica de IA. Para abster-se desta discussão, optou-se pela designação apenas de um Sistema Tutor.
A maior dificuldade encontrada durante a elaboração do ST foi como utilizar as técnicas de RI com o objetivo de corroborar com a eficiência de novos métodos de ensino, uma vez que esta é difundida, em maior escala, nas aplicações que implementam apenas funcionalidades de busca e não como apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
A utilização do Apache Lucene se mostrou eficiente pois trata-se de uma biblioteca já consolidada que disponibiliza o mecanismo de RI implementado na linguagem Java.
Através da elaboração deste trabalho pode-se concluir que o desenvolvimento de sistemas para apoio ao ensino pode ser um bom caminho para minimizar as lacunas do processo de ensino-aprendizagem com as tecnologias da informação e da comunicação.