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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Richard Beyer Schroeder
Título: Automação do Tráfego de Veículos: Sistema de Busca de Caminho de Menor Custo entre Dois Pontos
 
Introdução:
Mobilidade, eis uma palavra que nos tempos atuais é cada vez menos relacionada à facilidade de locomoção de uma origem ao seu destino através de algum veículo automotor. E isso não se dá apenas a facilidade que os meios de comunicação alternativos proporcionam, mas é uma consequência da dificuldade encontrada para tornar tal ação possível levando em consideração o grande volume de veículos em circulação. O DEpartamento NAcional de TRÂNsito (DENATRAN) aponta para um crescimento de 119% da frota brasileira nos últimos dez anos, de acordo com Moreira (2011).
Visto que existe uma necessidade de otimização da circulação viária das grandes cidades, a gestão municipal do tráfego exerce um papel importante para o aumento de produtividade das atividades sociais e econômicas, melhorando assim conseqüentemente a qualidade de vida da população urbana. Para promover uma gestão mais eficiente e eficaz do deslocamento viário, algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, estão implantando sistemas de Controle de Tráfego por Área (CTA) (BOARNET; KIM; PARKANY, 1998 apud MENESES; LEANDRO; LOUREIRO, 2007, p. 1).
Tais sistemas promovem o monitoramento e a otimização da circulação viária. Mas como avalizar a eficiência de tais sistemas? E o que pode ser feito em cidades que ainda não fazem o uso deste para controle de congestionamentos?
“A mensuração do nível de congestionamento do tráfego urbano ainda é feita de forma pouco satisfatória” (BOARNET; KIM; PARKANY, 1998 apud MENESES; LEANDRO; LOUREIRO, 2007, p. 1). O grande volume de dados gerados a partir de sistemas CTA não o torna um indicador ideal.
A especificação de um indicador “ideal” deve atender os seguintes critérios: facilidade de compreensão; definição formal; consistência; aplicabilidade a múltiplos modais de transporte urbano; baixo custo de determinação; procedimentos simples de coleta de dados; viabilidade de determinação para múltiplas entidades geográficas; períodos temporais e níveis de detalhe. (BOARNET; KIM; PARKANY, 1998 apud MENESES; LEANDRO; LOUREIRO, 2007, p. 2).
Sendo assim é possível verificar que existe uma demanda pela obtenção de indicadores ideais para a correta aferição dos níveis de congestionamento e consequentemente para avaliação dos sistemas CTA. Tal demanda também pode ser observada em ferramentas que informem ao usuário as condições de tráfego atuais em determinadas vias e identifiquem qual o trecho com mais fluidez para chegar ao seu destino.
Diante do exposto, o presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de aplicação para celulares com sistema Android que a partir de um endereço de origem e de destino informa ao usuário qual a rota que levará menos tempo para percorrer o trajeto.