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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Richard Beyer Schroeder
Título: Automação do Tráfego de Veículos: Sistema de Busca de Caminho de Menor Custo entre Dois Pontos
 
Conclusão:
O presente trabalho propôs o desenvolvimento de um protótipo capaz de enviar informações de localização de um usuário no trânsito através de um telefone celular com sistema operacional Android para um servidor que constrói a malha viária de acordo com o percurso feito pelos usuários e armazena estatísticas de condições de tráfego baseado na velocidade média dos dispositivos. Uma rota pode ser solicitada ao servidor informando um ponto de origem e um ponto de destino, e baseada nas condições de tráfego o servidor retorna a rota de menor custo para o cliente.
Para os testes da coleta de dados geográficos em ambiente real foi utilizado dispositivo Samsung Galaxy S II com sistema Android versão 4.0.4, que demonstrou grande precisão nas coordenadas obtidas sendo possível determinar assim através da API de geocodificação reversa do Google a rua pela qual está se percorrendo.
Apesar dos testes em ambiente real terem identificado um problema de calibragem na API de geocodificação reversa do Google, pode-se observar que este problema ocorre de acordo com o local e assim o teste pode ser direcionado a outra cidade e executado com sucesso.
A implementação do algoritmo de Dijkstra no método que calcula a rota de menor custo foi utilizada e segundo os testes efetuados apresentou de maneira assertiva a rota que tem um menor gasto de tempo necessário para efetuar o seu percurso.
O sistema operacional Android dispôs de informações importantes para a administração da coleta de coordenadas geográficas sem assim ter a necessidade de implementar controles externos.
O protótipo pelo lado do servidor foi desenvolvido com a linguagem de programação C# e banco de dados SQL Server o que permitiu o uso de facilidades da linguagem como o recurso LINQ to SQL para implementação da comunicação entre a aplicação e o banco de dados.
O desenvolvimento do presente trabalho permite que mesmo pequenas cidades possam ter informações de tráfego consideradas, e que usuários de futuros sistemas baseados neste trabalho possam se beneficiar destas informações para deslocar-se de maneira mais eficiente.