Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matheus Luan Krueger
Título: Protótipo de Software para Autenticação Biométrica baseada na Estrutura da Íris em Dispositivos Móveis
 
Introdução:
Atualmente, está cada vez mais evidente a necessidade de segurança e privacidade por parte das empresas e entidades públicas ou privadas, as quais estão sempre buscando recursos mais eficientes e confiáveis para controlar o acesso de pessoas a determinados locais ou informações (CARNEIRO, 2010, p. 1). Ao longo dos anos a sociedade tem adotado três maneiras de realizar este controle de acesso, ou seja, esta autenticação de pessoas: baseado em posse, baseado em conhecimento ou baseado em biometria (BOLLE et al., 2004, p. 4).
A biometria é a ciência de identificar um indivíduo baseado em suas características físicas ou comportamentais como, por exemplo, o rosto, a impressão digital, a íris, a assinatura, o modo de falar ou andar (JAIN; FLYNN; ROSS, 2008, p. VII). Desde que os avanços computacionais permitiram a utilização da íris como medida biométrica, essa vem sendo considerada a medida mais promissora para utilização em sistemas de autenticação biométrica (MATEY; BROUDSSARD; KENNELL, 2010, p. 215).
Os sistemas de autenticação biométrica possuem basicamente três fases: registro, utilização e atualização. O processamento interno para o reconhecimento da íris segue o seguinte modelo: aquisição da imagem, pré-processamento, extração das características e comparação (NASCIMENTO, 2005; NG; TAY; MOK, 2008).
Cada etapa do processamento possui uma vasta diversidade de métodos, bem como determinadas particularidades a serem observadas como, por exemplo, processamento e a qualidade da amostra da íris (CARNEIRO, 2010). Outro aspecto a ser considerado é a iluminação dos sistemas que utilizam a íris como medida biométrica, a qual varia do espectro de luz visível para o espectro infravermelho próximo, sendo este último o mais usado e difundido (SANKOWSKI et al., 2010, p. 231).
Diante do exposto, este trabalho demonstra um estudo dos métodos mais adequados e consolidados para cada uma das etapas envolvidas no reconhecimento pela íris e o desenvolvimento de um protótipo de software para autenticação biométrica em dispositivos móveis da plataforma iOS, cuja capacidade de processamento, memória e recursos de câmera são limitados.