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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Davi Eduardo Borge Wall
Título: Ambiente para Desenvolvimento de Sistemas Baseado no Conceito Mbuide
 
Introdução:
A rápida evolução dos sistemas operacionais gráficos mudou a maneira como Interfaces de Usuário (IU) são construídas. Contrastando com antigos sistemas baseados em IU de modo caractere as modernas interfaces gráficas apresentam semântica padronizada, elaborados mecanismos para tratamento de eventos e diversidade de elementos para interação (GALITZ, 2002, p. 15).
As interfaces atuais são conhecidas como Interfaces Gráficas de Usuário (IGU) e dão ao usuário alto poder de navegação e maior aptidão na resolução de tarefas. Todas essas facilidades disponibilizadas ao usuário geram um preço alto para o desenvolvedor. Grande parte do tempo é ocupado pelo trabalho de adição e posicionamento de controles em formulários, código para validação de conteúdo, formatação e ajustes de aparência e comportamento (MRACK, 2005, p. 12).
Ferramentas Rapid Application Development (RAD) ficaram famosas por proporcionar soluções para agilizar o desenho de IUs através da utilização de toolkits gráficos. Toolkits tipicamente provêem uma biblioteca de componentes interativos e um framework para gerenciar a operação de interfaces construídas com esses componentes (MYERS, 1999, p. 06).
Muitas ferramentas RAD possuem assistentes de geração de interfaces do tipo Create, Retrieve, Update and Delete (CRUD) que ajudam o desenvolvedor, passo a passo, a coletar informações de seu modelo e associá-las aos componentes de interface. Mrack (2009, p. 32) diz que “durante o desenvolvimento de aplicativos para banco de dados, é saliente a presença das interfaces de edição e visualização de informações que são provenientes do SGBD, as quais são simplesmente conhecidas como interfaces CRUD”.
De acordo com Schlungbaum (1996, p. 03), mesmo com todos estes avanços e facilitadores que as ferramentas RAD proporcionam, a criação manual de IUs CRUD ainda toma cerca de 50% de tempo de desenvolvimento de um sistema de informações. O processo de automatização na criação de IUs pode ser utilizado como alternativa à criação de IUs CRUD diretamente no toolkit gráfico. Uma abordagem desta alternativa é a utilização do conceito Model-Based User Interface Development Environment (MBUIDE).
O conceito MBUIDE consiste em uma metodologia de desenvolvimento de sistemas que possui o objetivo de oferecer aos desenvolvedores um alto nível de abstração para o desenvolvimento de sistemas de informação (LAVÔR; LEITE, 2011). Em uma ferramenta MBUIDE as características do sistema são divididas em modelos de alto nível, sendo seus principais, o modelo de domínio e o modelo de apresentação. A maior parte dos sistemas MBUIDE oferece soluções para criação de interfaces CRUD baseadas na geração de código fonte. O programador alimenta o modelo de dados com informações sobre a definição do sistema, enquanto uma rotina geradora de código fonte varre o modelo de dados gerando as IUs prontas para compilação.
A utilização de ferramentas MBUIDE agiliza o processo de desenvolvimento de sistemas e promove a padronização e o reuso de objetos. Uma vez construídos, testados e validados, os objetos poderão ser reutilizados sem a necessidade de novos testes ostensivos.
Diante do exposto, neste trabalho propõe-se uma abordagem diferenciada utilizando árvores de visualização para navegação de registros, enfocando a automatização de criação de IUs CRUD em tempo de execução, sem a necessidade de geração de código fonte e utilizando os conceitos da MBUIDE.