Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Davi Eduardo Borge Wall
Título: Ambiente para Desenvolvimento de Sistemas Baseado no Conceito Mbuide
 
Conclusão:
Pode-se concluir que os objetivos propostos foram alcançados com êxito. O conceito MBUIDE provê grande vantagem na automatização de IUs na área de desenvolvimento de sistemas de informação. A exemplo disso verifica-se a rápida implementação do estudo de caso proposto na figura 23. Levou-se cerca de 30 minutos para implementá-lo na ferramenta modeladora sem que erros fossem introduzidos.
É fato que existe a necessidade de um bom refinamento do ambiente no caso de sua utilização como um produto comercial. Mesmo assim é possível verificar o potencial existente neste tipo de ferramenta. Verificou-se que é possível não somente automatizar a criação de IUs, mas também diversas etapas do desenvolvimento de arquitetura de um sistema de informação. A utilização de árvores de navegação de registros ajudou a deixar a solução proposta para o ambiente mais simples e concisa, possibilitando ainda, um modelo de navegação mais intuitivo para o usuário final.
O ambiente demonstrou economia de tempo no desenvolvimento de sistemas. Enquanto o sistema é modelado pode-se verificar o seu resultado final sem a necessidade de geração de código fonte para compilação. Esta abordagem ainda abre a possibilidade de automatização de diversos outros componentes do sistema como geração automática de relatórios e gerenciamento de usuários. O nível de automatização proporcionado pelo conceito MBUIDE pode engessar o programador no desenvolvimento de sistemas. Ele está limitado às funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta, não podendo estender estas características.
Verifica-se certo nível de limitação proporcionado pelo ambiente. Seu sistema de geração de interfaces suporta somente um formato de IU. Arquiteturas que fogem tal especificação ou que necessitam de IUs mais refinadas e complexas tais como sistemas de Ponto de Venda (PDV), não são suportadas pelo ambiente.
Um ponto importante de limitação é a falta de consistência das informações cadastradas na ferramenta modeladora. Caso alguma informação esteja incorreta pode-se gerar erros de execução na ferramenta interpretadora. O ambiente ainda não permite alterar o ícone, a imagem da tela de apresentação e o título do sistema.