Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André William Prade Hildinger
Título: Um Motor de Personagens Articulados 3D para Android
 
Introdução:
Vive-se hoje uma batalha de dispositivos móveis em que cada empresa que possui um sistema operacional para celulares, tablets, entre outros tenta inovar mais e oferecer mais funcionalidades a seus usuários.
Um destes sistemas operacionais é o Android, que vem cada vez mais conquistando novos usuários. Para este sistema operacional já existem vários dispositivos com alta capacidade de processamento de dados e processamento gráfico, como por exemplo o dispositivo Nexus S da Google (2011b), podendo, desta forma, executar aplicativos em duas dimensões (2D) e três dimensões (3D).
No mundo 3D existe uma biblioteca multiplataforma chamada Open Graphics Library (OpenGL). OpenGL é uma Application Programming Interface (API) gráfica multiplataforma que especifica uma interface de software padrão para hardware de processamento de gráficos 3D. Para dispositivos embarcados existe uma versão do OpenGL chamada OpenGL for Embedded Systems (OpenGL ES).
Android inclui suporte para gráficos de alto desempenho em 2D e 3D com o Open Graphics Library (OpenGL), especificamente, a API OpenGL ES. As especificações do OpenGL ES 1.0 e 1.1 têm sido suportadas desde o Android 1.0. Começando com o Android 2.2 (API Nível 8), a estrutura suporta a especificação da API OpenGL ES 2.0 (GOOGLE, 2011a).
Este trabalho disponibiliza um motor para facilitar o desenvolvimento de aplicativos com personagens articulados 3D simples para dispositivos Android, utilizando o OpenGL ES. O motor permite criar um personagem 3D articulado e executar movimento de articulações num mundo virtual simples (somente o personagem sobre um chão).
A implementação do motor utiliza como base o código do framework chamado Virtual Articulations for Virtual Reality (V-ART) que foi desenvolvido com participação do orientador deste trabalho (VART, 2011).