Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Josimar Zimermann
Título: Ferramenta para Conversão de Interfaces Gráficas Desenvolvidas em Delphi para a Biblioteca GTK+
 
Introdução:
Em face do crescimento no uso do Linux, os desenvolvedores de software notaram a necessidade de adequar seu produto com o objetivo de atender os usuários de diferentes sistemas operacionais. Esta adequação pode ser realizada através do uso de linguagens de programação e bibliotecas portáveis. Contudo, ainda existe uma grande quantidade de software desenvolvido em ambientes de programação que geram código executável específico para um sistema operacional.
Em especial, o ambiente de desenvolvimento integrado Delphi é amplamente utilizado na construção e manutenção de software (ANTUNES, 2008). Esta ferramenta é conhecida por oferecer ao construtor do software um ambiente para fácil e rápida criação de interfaces gráficas com o usuário. Porém, as interfaces gráficas desenhadas com o auxílio do Delphi são interpretadas apenas pelo sistema operacional Microsoft Windows.
Por isso, muitas vezes opta-se pela migração de aplicativos escritos em Delphi para uma linguagem de programação portável como o Java. A etapa de migração inclui redesenhar as interfaces gráficas confeccionadas com o auxílio do Delphi, para uma equivalente na linguagem de programação para a qual se está migrando. Trata-se de um processo que exige um grande esforço e demanda tempo considerável no processo da migração. Ainda assim, o que se obtém é um software migrado para uma nova linguagem de programação e a interface gráfica do aplicativo continuará inerente à linguagem adotada.
Tendo em vista os fatores supracitados, propôs-se o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na tradução de interfaces gráficas criadas no Delphi para o formato da Libglade (THE GLADE PROJECT, 2009), legível à biblioteca gráfica GTK+ (GALE et al., 2010). Além da portabilidade oferecida pela GTK+, a interface gráfica especificada no formato da Libglade poderá ser utilizada por qualquer linguagem de programação que implementa a mesma.