Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Josimar Zimermann
Título: Ferramenta para Conversão de Interfaces Gráficas Desenvolvidas em Delphi para a Biblioteca GTK+
 
Conclusão:
Toda aplicação construída para o público leigo à área de computação faz-se necessária a construção de uma interface gráfica do usuário de forma a facilitar a utilização e compreensão do aplicativo. Em vista de tal necessidade, surgiram bibliotecas para desenvolvimento de interfaces gráficas para as mais diversas linguagens de programação. Contudo, geralmente tais bibliotecas são compatíveis somente à linguagem ou ambiente de desenvolvimento para o qual foi construída, dificultando a migração do software para outras linguagens de programação.
Em vista da crescente necessidade de compatibilizar seus aplicativos para diferentes plataformas, os desenvolvedores têm buscado soluções em linguagens portáveis como o Java. Contudo, a migração da interface gráfica constitui uma etapa que toma tempo considerável no processo de conversão. Em face de tais argumentos, além de automatizar o processo de migração de interfaces gráficas, a ferramenta DelphiToGTK+ a faz para o formato portável XML, legível a biblioteca Libglade, componente da biblioteca gráfica GTK+.
Por tratar-se de uma biblioteca multi-plataforma e multi-linguagem, as interfaces gráficas definidas nos arquivos .glade podem ser carregados por diferentes linguagens de programação em diferentes sistemas operacionais, bastando que a linguagem possua implementado um binding para a GTK+.
Outra vantagem na utilização desta biblioteca diz respeito a alterações na interface gráfica. Uma vez que a interface gráfica é carregada dinamicamente do arquivo .glade, quaisquer alterações necessárias na interface gráfica dispensa a necessidade de recompilar o código fonte da aplicação.