Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Maicon Feldhaus
Título: Framework para Super-Resolução de Imagens Digitais em IOS
 
Introdução:
Durante as décadas de 70 e 80 surgiram as primeiras câmeras digitais, que não tiveram grande sucesso entre os consumidores, devido a uma baixa resolução e preços exorbitantes, se comparadas com as analógicas da época. Seu mercado começa a crescer no final da década de 90, com a popularidade e evolução dos computadores, da internet e das mídias digitais, até tornar-se um item inerente nos dispositivos móveis atuais (MATOS, 2004, p. 7-8).
Apesar das constantes evoluções, as imagens obtidas das câmeras de celulares ainda são, em sua grande maioria, de baixa qualidade, por causa das limitações do aparelho. E, nem sempre é viável, nem mesmo possível aperfeiçoar estas imagens utilizando-se de lentes e/ou sensores mais sofisticados, por exemplo. Outros fatores também prejudicam a qualidade da imagem, tais como o descolamento de objetos na cena, foco incorreto e carência ou excesso de iluminação.
De acordo com Almeida e Tommaselli (2003, p. 164), a qualidade de uma imagem digital é vinculada a resolução espacial e a radiométrica. A primeira é pertinente ao tamanho e a quantidade de pixels que formam a imagem e a segunda é vinculada aos níveis de luminosidade da cena. Então, para aumentar a resolução espacial e, consequentemente, a qualidade da imagem sem o auxílio de equipamentos adicionais ou de imagens já captadas, nasceram técnicas de processamento digital, entre elas a Super-Resolução (SR). Lara (2008) define SR como um \'termo dado a algoritmos que aumentam o poder de resolução da imagem a partir de várias outras imagens de baixa resolução da mesma cena\'.
De acordo com exposto, propõe-se o estudo e desenvolvimento de uma técnica de SR para remover distorções e realçar características da imagem, através de informações provenientes de uma sequência de imagens do dispositivo móvel. Isso aplicado a plataforma iPhone Operating System (iOS), seguindo os padrões de projeto determinados pela Apple, com a competência de prover esta funcionalidade a desenvolvedores que necessitem deste recurso para suas aplicações diversas.