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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luiz Roberto Leicht
Título: Protótipo de Mouse utilizando Acelerômetros: Versão 2
 
Introdução:
O mundo tem passado por uma constante evolução tecnológica, criando dispositivos de comunicação cada vez mais ágeis e úteis para seus usuários. Neste processo, o computador evoluiu de uma simples ferramenta de trabalho, para um meio de comunicação, entretenimento e socialização, de grande importância para a sociedade, podendo ser utilizado por todas as faixas etárias, raças e etnias do planeta.
Infelizmente, grande parte das pessoas portadoras de deficiência física não pode utilizar um computador, mouse ou teclado, porque estes não foram desenvolvidos ou adaptados para serem utilizados por PCD. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), o censo de 2000 indica que aproximadamente 24,5 milhões de pessoas apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. São pessoas que possuem ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou com alguma deficiência física ou mental.
Diante do exposto, e com o intuito de contribuir para a inclusão digital para deficientes físicos, foi proposto por Jennrich (2010) um protótipo de mouse utilizando um acelerômetro, onde uma pessoa que possua alguma deficiência motora nos membros superiores possa utilizar o mouse sem a necessidade de utilizar as mãos. O mouse pode ser colocado, por exemplo, na cabeça, onde são feitos leves movimentos pelo usuário que se refletem na movimentação do cursor na tela do computador.
O trabalho aqui apresentado é uma reimplementação baseando-se nos requisitos funcionais do trabalho de Jennrich (2010), com o intuito de desenvolver um protótipo com melhor desempenho, maior compatibilidade para com os SO e maior facilidade de utilização para o usuário final. Para isso a nova implementação utilizou o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2010 em conjunto com a biblioteca .NETMF 4.1 na linguagem C# na versão .NET 4.0, um acelerômetro eZ430-Chronos capaz de medir acelerações e inclinações, e uma placa micro-controladora FEZ Domino responsável por receber os sinais do acelerômetro através de um receptor e interpretá-los aplicando algoritmos desenvolvidos para estabilização e simulação de cliques do mouse.