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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Antonio Carlos Bambino Filho
Título: Integração de Técnica de Sistemas Distribuídos aplicada ao Desenvolvimento de um Ambiente para o Jogo de Xadrez
 
Introdução:
Segundo Albuquerque (2006), o Java é uma linguagem que facilita o desenvolvimento de aplicações distribuídas por ser portável e independente de plataforma.
Este projeto visa desenvolver um jogo dinâmico de xadrez via web que tenha as características de uma aplicação desktop. Para isso, será utilizado o framework Java Web Start, que é executado remotamente e possibilita o uso dos recursos da linguagem Java, caracterizando uma Rich Internet Applications (RIA). As RIAs vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois sistemas que rodam na web e tenham uma performance de um sistema desktop são mais performáticos (ADOBE, 2009).
Neste sistema, qualquer jogador poderá se conectar ao site, efetuar um cadastro e entrar na sala de jogo, podendo desafiar qualquer jogador que também estiver conectado para uma partida. O jogo será exclusivamente de humanos x humanos.
Para fazer a atualização das telas de jogo, serão utilizados threads que trabalharão concorrentemente em um processo de game-loop. Neste processo, o cliente requisita todas as alterações ao servidor e atualiza as telas de acordo com as informações obtidas.
O sistema contará também com um banco de dados MySQL, que guardará todas as informações de cadastro e a pontuação acumulada de cada jogador.
Para persistir os dados no banco e gerenciar a lógica das partidas, será desenvolvido um webservice Java, utilizando a Application Programming Interface (API) Java API for XML (JAX). Segundo Pamplona (2010), os webservices fazem a parte não-visual, levando os dados obtidos através das interfaces gráficas do cliente para o servidor de aplicação, em formato XML.
Para manter a aplicação rodando e manter todos os usuários conectados, será utilizado um servidor GlassFish. Através do webservice, os dados serão levados da interface gráfica para o GlassFish e persistidos no banco de dados.