Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Antonio Carlos Bambino Filho
Título: Integração de Técnica de Sistemas Distribuídos aplicada ao Desenvolvimento de um Ambiente para o Jogo de Xadrez
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um ambiente para o jogo de xadrez com a utilização de webservices, Java Web Start e threads, sendo apoiados por um servidor GlassFish e um banco de dados MySQL.
O webservice foi desenvolvido com o auxílio da API JAX, que fez com que o autor não precisasse se preocupar com a geração dos arquivos WSDL nem com o protocolo SOAP, pois o JAX gera isso automaticamente.
O Java Web Start permitiu que o projeto fizesse uso da linguagem Java sem nenhum tipo de problema ou perda de desempenho. Isto é uma vantagem perante outros projetos, pois a linguagem Java é mais específica para modelagem de objetos do que linguagens mais limitadas para internet.
Com o uso do NetBeans, tanto o gerenciamento do Java Web Start quanto do JAX foram facilitados, uma vez que a ferramenta dispõe de auxílios visuais no estilo drag and drop. Também o servidor GlassFish está contido na ferramenta, evitando que o desenvolvedor precise acessar linhas de comando para executar qualquer operação.
Os jogos estão implementados em sua totalidade e com suas regras oficiais. Para o xadrez randômico, foram testados vários sorteios de peças iniciais para verificar a regra dos bispos em casas diferentes, todos com sucesso. O xadrez mata-mata tinha a diferença de obrigar o jogador a fazer uma captura se ela fosse possível, além de controlar o número de peças no tabuleiro caso não haja nenhum lance legal a ser feito.
A maior limitação do projeto é precisar da máquina virtual do Java instalada para poder rodá-lo. Quem tiver uma máquina com pouca memória ou espaço no disco, ou mesmo não tiver muita experiência na instalação pode ter alguma dificuldade.
Outra limitação foi o consumo excessivo de processamento dos threads. Como o projeto utiliza um game-loop, uma máquina com processador um pouco mais antigo pode ter problemas.
O ideal para a implementação do webservice seria a utilização de um padrão de projetos Observer em vez do uso dos threads. No entanto, é necessário achar uma tecnologia de webservice que implemente este padrão.