Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Linhares
Título: Integração de Aplicaçöes e Serviços utilizando Computação na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure
 
Introdução:
A constante evolução das tecnologias e o aumento de complexidade dos sistemas, com consequente incremento nas necessidades de recursos de armazenamento e processamento, contribuem para a crescente busca de novos meios para disponibilizar serviços e aplicações.
Com o advento da internet, as integrações e interoperabilidade entre softwares tornaram – se populares, criando desta maneira, uma gigantesca plataforma para hospedagem de serviços.
Segundo Hirshman et al. (2007, p. 2), no início da era da internet, sites web simples e estáticos eram populares mas relativamente desconhecidos do grande público. A infraestrutura construída para dar suporte a este movimento era igualmente básica e concentrada mais em conseguir o máximo possível de clientes do que fornecer serviços de alta tecnologia, como aplicativos interativos e alta disponibilidade. A infraestrutura era normalmente composta de um único servidor web independente, com serviços de File Transport Protocol (FTP), executando Internet Information Services (IIS) com conteúdo hospedado localmente no servidor.
A principal meta do projeto de uma plataforma hospedada é otimizar escalabilidade, disponibilidade, densidade e paridade de preço e adotar, ao mesmo tempo, um nível de segurança tão granular quanto possível, com isolamentos dos clientes entre si. (HIRSHMAN et al., 2007, p. 5).
Diante destes cenários, com a meta de atingir um nível otimizado na prestação de serviços, depara-se com a plataforma da Microsoft desenvolvida para computação na nuvem, o Windows Azure. A plataforma Azure utiliza a computação na nuvem. Sosinsky (2011, p. 3) detalha que a computação na nuvem refere-se a aplicativos que são executados pela internet, utilizando virtualização , abstraindo os recursos físicos para o usuário.
Segundo Skonnard e Brown (2009), o Windows Azure fornece recursos básicos de sistema operacional, teoricamente sem limites. A escalabilidade horizontal seria apenas uma questão de configuração, evitando assim as complexidades da Tecnologia da Informação (TI) relacionadas ao provisionamento e configuração de recursos, gerenciamento de software e gerenciamento de servidores físicos.
A plataforma Windows Azure está prestes a mudar radicalmente o modo como os arquitetos e desenvolvedores da plataforma Microsoft pensam a respeito da construção e do gerenciamento de aplicações. A plataforma Windows Azure [...] fornece um ambiente de computação de nuvem baseado na Internet para executar aplicações e armazenar dados em data centers da Microsoft localizados em todo o mundo. Você pode pensar nela como o Windows na nuvem. (SKONNARD, BROWN, 2009).
Diante deste cenário, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de testes de escalabilidade que utilizará a computação na nuvem, buscando escalabilidade e alta disponibilidade, abstraindo a estrutura de hardware e exibindo o poder da computação na nuvem com a plataforma Microsoft Windows Azure.