Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Linhares
Título: Integração de Aplicaçöes e Serviços utilizando Computação na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure
 
Conclusão:
O desenvolvimento do trabalho atendeu a todos os objetivos propostos. O primeiro objetivo da pesquisa foi desenvolver um serviço utilizando WCF e disponibilizá-lo em forma de web service no Windows Azure.
O segundo objetivo atendido é a computação na nuvem através de algoritmos matemáticos e algoritmos de manipulação e caminhamento em grafo. Estes dois algoritmos são executados pelos Executores de Testes causando o consumo de processador e memória das maquinas virtuais que os executam.
Após atender os dois primeiros objetivos, foram efetuados testes de escalabilidade na plataforma Windows Azure. Escalando o protótipo periodicamente, foi obtido um desempenho superior diante da utilização dele de maneira estática, ou seja, sem a escalabilidade de recursos.
Comparando o protótipo ao framework WASABi, pode se verificar que há mais variáveis que podem ser analisadas para adotar fatores de medição para escalar as aplicações. Confrontando o protótipo ao WASABi, pode - se notar que existe uma gama de variáveis que o protótipo não explora. Ao contrário do framework citado, o protótipo não analisa a situação dos roles, tais como nível de processamento e nível de memória. O protótipo é restrito a fatores externos, como o tamanho da fila, para aplicar escalabilidade. Diferente do protótipo desenvolvido, o WASABi limita-se a ser um framework, enquanto o protótipo, além de aplicar regras de escalabilidade, permite avaliar o desempenho através dos protótipos de Monitor de Testes e de Cliente de Testes criados.
Concluindo os testes de escalabilidade, são visíveis outros fatores a serem abordados em novos testes na plataforma Windows Azure. O protótipo desenvolvido limitou-se a utilizar recursos de escalabilidade de instâncias, não abordando alta alocação de novas instâncias. Outro fator importante, é o teste relacionada a tolerância a falhas. O Windows Azure permite utilizar o método OnStop() em caso de um desligamento programado da máquina virtual, porém em casos em que há um desligamento não programado deve se estudar alternativas de tratamento para evitar perda de dados. Diante destas considerações, torna-se claro que ao desenvolver para a plataforma Windows Azure, são necessários estudos sobre a arquitetura a ser utilizada, buscando uma aplicação que possibilita usufruir dos recursos disponibilizados afim de extrair as vantagens da computação na nuvem.