Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Broilo Junior
Título: ECON: Monitoramento de Eventos de Cadeias de Processos Produtivos Automotivos utilizando Web Services
 
Introdução:
Frente às mudanças constantes na área da Tecnologia da Informação (TI) e ao aumento na concorrência desta área, surge a necessidade de que as organizações sejam inteligentes e que se modifiquem, o que requer um melhor planejamento de suas informações, de seu conhecimento e de sua tecnologia da informação. Levando isso em consideração pode-se chegar à conclusão de que as empresas lidam a cada dia com mais dados, os quais precisam ser devidamente trabalhados para que possam agregar algum valor à organização a fim de gerar conhecimento sempre que necessário (REZENDE, 2003, p. 39).
A empresa T-Systems do Brasil é uma destas organizações que se atualiza frequentemente para continuar em uma posição destacada perante o mercado nacional e internacional (T-SYSTEMS, 2011). Dentre os projetos de suporte e sustentação existentes na empresa, um deles visa prestar suporte ao sistema de planejamento e controle que gerencia a linha de produção das fábricas de um grupo de montadoras de automóveis. Denominado de projeto de suporte Application Management Services (AMS), utiliza os conceitos de boas práticas em gerenciamento de serviços de tecnologia da informação para garantir a satisfação do cliente.
A equipe AMS é responsável por gerenciar e suportar os recursos e serviços do sistema de planejamento e controle utilizado pela área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) dos clientes aos quais presta serviço. O bom funcionamento do sistema e a qualidade do serviço prestado dependem de uma estratégia de monitoramento eficiente. É através deste sistema que a área de PCP tem controle total sobre os produtos que estão sendo produzidos. Hoje, esta equipe presta suporte ao sistema planejamento e controle de produção de doze fábricas deste grupo em países como Brasil, Inglaterra, Índia, China, África do Sul, Argentina e Espanha.
Dentro deste contexto, ferramentas que ajudem os analistas e técnicos no controle dos processos produtivos do cliente, seja na coleta de informações, no monitoramento ou na execução de tarefas automatizadas, são de suma importância para o ganho de produtividade e a garantia da qualidade do serviço.
O presente trabalho possibilitará aos técnicos e analistas da empresa T-Systems do Brasil aperfeiçoar o trabalho de monitoramento e controle dos eventos e dos processos produtivos ativos nos servidores de todas estas doze fábricas. Para tal, foi desenvolvido um módulo a ser executado no servidor, que disponibiliza serviços através de Web Services, e um módulo a ser executado nos clientes, ambos utilizando a linguagem de programação Java e rodando no sistema operacional Windows. Também foi desenvolvido um script utilizando a linguagem de programação Practical Extraction and Report Language (PERL), para rodar nos servidores produtivos das fábricas com sistema operacional Advanced Interactive eXecutive (AIX), da International Business Machines (IBM), e que alimenta a base de dados utilizada pelo servidor e pelos clientes ativos.
Segundo Albinader Neto e Lins (2006), a tecnologia dos Web Services pode fazer com que dados sejam transmitidos entre várias entidades, desde que a semântica possa ser transformada em informação útil para as entidades envolvidas. Esta tecnologia permite que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, enviando e recebendo dados em formato padrão eXtensible Markup Language (XML). O protocolo básico para a comunicação entre duas partes é o Sample Object Access Protocol (SOAP) (ALBINADER NETO; LINS, 2006, p. 78). O SOAP é um protocolo utilizado para a troca de informações estruturadas em uma plataforma distribuída e descentralizada.
A integração dos dados quando não se trabalha com Web Services apresenta-se como um desafio complexo quando estes estão situados em entidades, plataformas e sistemas diferentes (ALBINADER NETO; LINS, 2006, p. 8). Neste sentido, o desenvolvimento de aplicações distribuídas e de serviços que utilizam Web Services torna-se relevante por se adequarem a uma arquitetura com plataformas, linguagens e sistemas diferentes.
Este trabalho apresenta uma forma descentralizada de monitoramento dos processos produtivos ativos nos servidores através de Web Services permitindo vários clientes simultâneos avaliar continuamente de qualquer lugar o estado destes processos, garantindo a qualidade do serviço de suporte e sustentação do sistema oferecido pela equipe da T-Systems, que autorizou o uso de algumas informações conforme anexo A.