Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Broilo Junior
Título: ECON: Monitoramento de Eventos de Cadeias de Processos Produtivos Automotivos utilizando Web Services
 
Conclusão:
Para haver um planejamento e controle de produção eficaz e de qualidade, é imprescindível a existência de um sistema de planejamento e controle de produção. O grupo de montadoras utiliza o sistema de planejamento e controle de produção o qual a T-Systems do Brasil tem uma equipe de especialistas. A tarefa de monitoramento de eventos e processos que executam nos servidores produtivos é primordial para o bom funcionamento da linha de produção, para a garantia de funcionamento do sistema e para manter a qualidade do serviço prestado pela empresa.
O eCon tem como objetivo auxiliar no monitoramento dos processos produtivos do sistema de controle e planejamento, e permite monitorar estes processos de fábricas do grupo em vários países, como Argentina, Inglaterra, Índia, África do Sul entre outros.
A utilização de Web Services como solução para a integração de plataformas e linguagens distintas foi fundamental. Com esta tecnologia é possível a comunicação de um aplicativo servidor com qualquer outro que seja capaz de se conectar ao Web Service.
Desta forma concluiu-se que, com o auxílio das ferramentas descritas e das pesquisas realizadas, todos os objetivos foram alcançados. Os módulos clientes e servidor foram implementados e disponibilizados, todos os requisitos propostos estão disponíveis nas funcionalidades da ferramenta e os dados estão centralizados no banco de dados do servidor. Conclui-se também que a utilização da tecnologia de Web Services para o monitoramento dos processos produtivos é viável.
A maior dificuldade encontrada foi no momento dos testes de integração dos servidores produtivos com o Web Service. Ainda não existe um ambiente de testes que simule o funcionamento real deste sistema de planejamento e controle. Assim, os testes reais de integração foram realizados com um número reduzido de servidores e instâncias para que não houvesse risco de comprometimento dos sistemas e dos servidores produtivos das fábricas do grupo.
As principais vantagens deste sistema são a centralização da informação de diversos servidores em apenas uma interface e a persistência em banco de dados das informações gerenciadas pelo módulo servidor.
Desde o início do desenvolvimento do sistema tinha-se conhecimento da limitação de acessos à rede. Devido às políticas de segurança interna do grupo, não é possível acessar a rede externa a partir da rede interna e vice-versa, ou seja, todas as máquinas que possuam o módulo cliente devem obrigatoriamente estar fisicamente conectadas à rede interna para garantir o funcionamento do sistema. O sistema apresenta também limitações quanto à segurança e disponibilidade, que são sugeridas para futuras extensões deste trabalho.