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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Massami Welington Kamigashima
Título: Implementação de um Motor de Jogos de Carta para a Plataforma Android
 
Introdução:
Para 2011, tem-se que a previsão de vendas dos smartphones será superior a dos computadores desktop no Brasil (UOL TECNOLOGIA, 2011). Entre os smartphones mais populares estão os que utilizam a plataforma Android. Com esta popularização, há uma grande demanda por desenvolvimento de aplicativos para estes dispositivos, nas quais os aplicativos direcionados para o entretenimento, especialmente jogos, e outros são bastante visados. Porém, para se desenvolver jogos para smartphones, assim como para outras plataformas, é necessário tempo e conhecimento. Neste ponto os motores de jogos são muito utilizados para reduzir o tempo de produção dos jogos, pois são reaproveitados vários recursos comuns a múltiplos jogos, de forma que o desenvolvedor possa se dedicar mais aos detalhes específicos do jogo que está desenvolvendo do que com as necessidades padrões dos jogos do gênero.
Diante disso, este trabalho tem como propósito facilitar o entendimento sobre o desenvolvimento de aplicativos dentro da plataforma Android a partir da implementação de um motor de jogos de cartas. Este motor tem como principal característica a gerência dos componentes vitais de um jogo de cartas, tais como o baralho, a pilha de descartes, a diferenciação de valores e naipes das cartas, entre outras características. Este motor atua em três frentes principais: o gerenciamento da estrutura de cartas, a interface com o usuário e as regras de jogo. A primeira frente visa a geração de cartas do baralho e sua sequência de retirada das cartas. A segunda é encarregada de produzir o desenho dos objetos do aplicativo na tela, a interação do toque do usuário com o aplicativo e efetuar as rotinas de movimento das cartas dentro do espaço gráfico. A terceira deve ser responsável pela definição de regras que um jogo deve seguir, tais como a determinação da ordem de prioridade das cartas, a pontuação da partida, os critérios de desempate entre outros. Para validar o motor proposto, foi implementado um protótipo de jogo de pôquer, o qual foi testado tanto em simuladores quanto em um dispositivo Android.