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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Bennertz
Título: Ferramenta de Apoio ao Processo de Gestão de Defeitos
 
Introdução:
A atividade de teste de software vem recebendo uma maior atenção das empresas de desenvolvimento de software. Uma das razões é a maior exigência dos clientes dessas empresas, que já não aceitam receber softwares com problemas de usabilidade, visual desagradável e principalmente que apresentem erros em suas funcionalidades durante a sua utilização.
Um dos objetivos a alcançar com a realização dos testes de software é fazer com que o usuário goste do produto que ele está usando. Segundo Moreira Filho e Rios (2003 p. 147), gostar do produto compreende:
a) atender aos requisitos e especificações;
b) evitar ao máximo que ocorram falhas durante o uso do produto e quando ocorrerem, não causar grandes impactos nos resultados;
c) as interfaces com o usuário devem atender as expectativas de usabilidade.
Já existem alguns processos que estabelecem regras e propõem atividades a serem realizadas desde a fase de projeto, passando pela concepção, desenvolvimento, teste e outras. Tudo visando um produto final com maior qualidade e confiabilidade.
Apesar de toda exigência do mercado, ainda há empresas que desenvolvem software, sem processo de gestão de defeitos definido. Muitas vezes feita em planilhas eletrônicas que não oferecem segurança já que são facilmente alteradas. Outras vezes nem mesmo existe uma forma de gerir os defeitos.
A ferramenta desenvolvida e descrita neste trabalho possui o foco no apoio à gestão de defeitos e procura atender o processo de verificação do modelo de melhoria do processo de software brasileiro (MPS.BR ). O processo de verificação tem a finalidade de confirmar que serviços e/ou produtos de trabalho do processo ou do projeto atendem os requisitos especificados (SOFTEX, 2011c p. 42). Neste trabalho forma considerados apenas os resultados relacionados a gestão de defeitos. Para Delfim (2008), a gestão de defeitos permite acompanhar a qualidade de um software que está sendo testado com base nos defeitos que são registrados pelos testadores ao longo de um ciclo de testes. Sendo assim, é de grande importância que processos e ferramentas para gestão de defeitos sejam implementados nas empresas. Além de possibilitar a obtenção de uma base histórica, essas ferramentas impedem que defeitos encontrados não sejam corrigidos por esquecimento ou mesmo leviandade de um desenvolvedor menos preocupado com a qualidade do produto que será entregue ao cliente. Com a utilização de ferramentas com foco na gestão de defeitos os responsáveis por áreas de desenvolvimento de software têm a possibilidade de verificar periodicamente os defeitos ainda não corrigidos e cobrar uma solução a seus subordinados.
Segundo Bastos et al. (2007 p. 184), “a melhoria contínua só poderá ser alcançada quando o material coletado pela gestão de defeitos vier a ser usado pelos desenvolvedores e testadores com a intenção de otimizar os seus trabalhos”.