Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Cristiano Bennertz
Título: Ferramenta de Apoio ao Processo de Gestão de Defeitos
 
Conclusão:
Ao término da implementação da ferramenta de apoio ao processo de gestão de defeitos, é possível verificar que se chegou a uma ferramenta de utilização bastante intuitiva. Um diferencial importante em relação a outras ferramentas é o fato de permitir a gestão dos defeitos e também dos testes que são realizados sobre esses erros. A maior parte das ferramentas pesquisadas contempla apenas os defeitos ou os testes.
Em relação aos objetivos previamente levantados, pode-se concluir que a ferramenta os atende adequadamente. Possibilita a sua utilização em empresas de pequeno porte. A aderência pretendida ao processo de verificação do modelo MPS.BR foi bastante limitada, porém as atividades relacionadas a gestão de defeitos foram atendidas.
Algumas das tecnologias utilizadas não foram inteiramente adequadas. Ao invés de JSP, utilizado no início do desenvolvimento, optou-se por substituir por Java Server Faces (JSF) pois oferece mais recursos e há bibliotecas que auxiliam no desenvolvimento. Esta é uma tecnologia mais nova e mais documentada. A utilização de diversas tecnologias diferentes também dificultou a implementação. Um número menor de tecnologias poderia ter facilitado e agilizado o desenvolvimento.
As dificuldades encontradas durante todo o processo de desenvolvimento foram de grande valia para o aprimoramento e crescimento pessoal.
Relacionando ao meio profissional, é possível afirmar que a ferramenta permitirá a substituição de planilhas eletrônicas utilizadas para controle de testes e defeitos. A ferramenta permite a padronização das informações e armazenamento em um único local o que diminui o risco de perda de informações.