Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mateus Artur Schneiders
Título: Adoção de Jboss Drools no Desenvolvimento de Sistemas
 
Introdução:
O objetivo da Tecnologia da Informação (TI) é prover vantagem competitiva às organizações, automatizando tarefas manuais, tornando processos mais seguros e auditáveis, melhorando a comunicação com outras organizações e/ou clientes. Sistemas projetados para atender essas necessidades podem estar ligados intrinsecamente ao negócio da organização. No entanto, organizações dinâmicas respondem às mudanças do mercado. Desta forma, cabe a TI apresentar soluções à altura para manter a sincronia entre as regras de negócio e TI, o que pode significar estar à frente da concorrência ou não (LIU, 2011).
Segundo Liu (2011), existem softwares que ajudam a responder a esses tipos de problemas de forma flexível e dinâmica. Os chamados motores de regra avaliam informações de acordo com regras de negócio previamente definidas. A empresa JBoss oferece uma plataforma de lógica de negócio chamada JBoss Drools, que possibilita programar regras de negócio declarativamente e gerenciá-las de forma dinâmica (JBOSS, 2011a). O JBoss Drools é dividido em cinco sub-projetos:
a) Drools Guvnor - sistema de gerenciamento de regras que permite a organização, versionamento, verificação e edição de regras;
b) Drools Expert - motor de regras da plataforma que executa regras de negócio dado um conjunto de fatos;
c) Drools Flow - motor de processos da plataforma que possui uma forma de integração com as regras de negócio;
d) Drools Fusion - motor de processamento de eventos complexos, que é uma forma de regra de negócio que leva em conta os aspectos temporais e streaming de eventos;
e) Drools Planner - utilizado para a resolução de problemas usando heurísticas que retornam resultados considerados “o melhor possível” para problemas que não possuem uma solução algorítmica definitiva.
Conforme Strandberg (2005), os motores de regras são um ótimo meio de coletar lógicas de negócio complexas e trabalhar com um conjunto de dados maior do que um humano poderia processar de forma eficiente
A Drools é uma implementação de motor de regras poderosa e flexível. Com a sua utilização, as aplicações ganham potencial para serem mais manuteníveis e extensíveis do que as que não fazem uso de um motor de regras (OLIVIERI, 2006).
Neste contexto, pretende-se desenvolver uma aplicação de um domínio hipotético, neste caso, para o gerenciamento de processos jurídicos modelando as regras de negócio com JBoss Drools. Em seguida, um novo requisito não funcional seria incluído, gerando uma nova versão da aplicação e possibilitando a avaliação da facilidade com que as mudanças podem ser feitas nesse contexto.