Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Mateus Artur Schneiders
Título: Adoção de Jboss Drools no Desenvolvimento de Sistemas
 
Conclusão:
Os resultados obtidos apontam a importância da busca por novas opções na adequação dos softwares às mudanças do mercado, como sistemas de gerenciamento de regras de negócio. A evolução dos sistemas atuais apresenta cada vez mais novas demandas, introduzindo mais complexidade à lógica de negócio e justificando a busca por novas alternativas no desenvolvimento de software com maior poder de adaptação.
Sistemas gerenciadores de regras de negócio ajudam na construção e manutenção da lógica do negócio, centralizando tudo em uma base de conhecimento. No entanto, são estritamente dependentes da estrutura de entidades construída para a formulação da lógica. Em aplicações que possuem um grande número de regras e que se encontram em contextos de mudanças constantes é preciso de um controle maior para diminuir ao máximo o impacto das mudanças. Para isso, é necessário que os fatos envolvidos sejam facilmente identificáveis e que haja um planejamento adequado para a construção da estrutura conceitual dos fatos para minimizar o impacto de futuras adaptações.
A partir do experimento pode-se generalizar que a adoção do JBoss Drools oferece grande potencial em projetos com regras em constante mudança ou com grande quantidade, pois simplifica o processo de manutenção/adequação de regras de negócio, agilizando a liberação de uma nova versão da aplicação. Um dos aspectos que cabe a destacar é que a característica da aplicação escolhida limitou a aplicabilidade da ferramenta Drools, não exigindo um número de regras significativas.
É inevitável, se tratando de novas tecnologias, a necessidade de uma curva de aprendizado para sua plena utilização. No caso do JBoss Drools, especificamente, é necessária uma análise aprofundada dos recursos disponíveis e das reais necessidades da aplicação em foco, tendo em vista a tendência a uma maior complexidade de gerenciamento a medida em que a quantidade de regras aumenta. Desta forma, é preciso medir se o custo para este período de adaptação realmente vale a pena, ou seja, se pode refletir em benefícios futuramente.