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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Vizine da Cruz
Título: Desenvolvimento do BSC para aplicação na Disciplina de Tign do Curso de Sistemas de Informação
 
Introdução:
Com o avanço do conceito de estratégia, desenvolveram-se novos modelos, sistemas e ferramentas de gestão. No Brasil o impacto veio de forma tardia, entretanto implacável. Especialmente na década de 90, com a abertura econômica, quando a entrada de diversas empresas multinacionais e a estimulação da importação pelas taxas de câmbio atrativas, a competição se intensificou em vários setores.
Segundo Kallás (2003), a verificação permanente desses conflitos, ao longo dos anos, estimulou uma série de análises. No início da década de 90, os norte-americanos Kaplan e Norton desenvolveram o conceito de Balanced Scorecard (BSC). Inicialmente o método fora apresentado como uma ferramenta de monitoramento do desempenho e controle da estratégica, mas com a sua constante evolução, passou a ser tratado como uma ferramenta de gestão para organizações, além da possibilidade de aplicar o método a pessoas e equipes. O método apresenta de forma lógica e objetiva uma ordenação de conceitos e idéias preexistentes. Sua correta aplicação implica uma série de vantagens, como a junção de medidas financeiras e não financeiras, a comunicação e o feedback da estratégia, o vínculo com o planejamento e o orçamento, maior foco e alinhamento organizacional (KAPLAN; NORTON, 1997).
Neste trabalho aborda-se como o Balanced Scorecard (BSC) ajuda os executivos e administradores a gerenciar a sua organização, tornando-a mais competitiva e lucrativa. Este método de medição e análise de desempenho se baseia na análise de indicadores sobre quatro perspectivas as quais seriam a financeira, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
Percebeu-se no decorrer das aulas da disciplina de TIGN, uma necessidade de abordar também a parte prática do BSC. Atualmente todo o conteúdo é transmitido através de trabalhos teóricos sobre o assunto e apresentações utilizando a ferramenta PowerPoint, o que dificulta o aprendizado e torna sua abordagem muito superficial.
Este fato juntamente com a crescente procura no mercado por softwares que auxiliam na gestão de uma organização, mostra que é necessário reservar mais tempo a esse assunto na disciplina e prover um conteúdo prático para os acadêmicos.