Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luiz Fernando Debatin
Título: Aplicação para Acompanhamento de Projetos Ágeis utilizando o Método Kanban
 
Introdução:
O mundo produtivo industrial observou, no Japão, a partir da década de 1950, uma reestruturação na gestão da produção e na forma de organização do trabalho decorrentes do desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção (STP) na Toyota Motor Company (MAGEE, 2008). Com a constatação do promissor desempenho da Toyota, muitos estudos voltaram-se, a partir de então, a desvendar quais os fatores responsáveis por tais resultados. Dentre os métodos utilizados pela Toyota, o sistema Kanban, usado para controlar os estoques em processo, a produção e o suprimento de componentes, tornou-se um dos principais focos de pesquisa e, com isso, foi amplamente estudado e difundido.
Kanban é uma das técnicas usadas para implementar o conceito de Lean Manufacturing (Produção enxuta), onde a saída de produtos acabados, ao final da linha de montagem, dita o ritmo da introdução de matéria-prima no sistema. Desta forma evita-se o acúmulo de produtos inacabados ao longo da linha, diminuindo a quantidade de Trabalho em Processo Work In Process (WIP). Com menos produtos intermediários tem-se uma sobrecarga menor no sistema e pode-se adaptar melhor e mais rápido às mudanças na demanda dos clientes.
Nos projetos de desenvolvimento de software, o Kanban complementa muito bem as abordagens ágeis, como Feature Driven Development (FDD), Scrum e eXtreme Programming (XP), entre outras.
A gestão de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a organização desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados (VARGAS, 2005). Paula Filho (2003) afirma que tradicionalmente as iniciativas de desenvolvimento de software se preocupam quase que exclusivamente com os problemas técnicos, dedicando poucos recursos e tempo ao lado gerencial e de suporte. Isto ocorre muitas vezes, pois a organização possui conhecimento técnico para o desenvolvimento de software, mas faltam os conhecimentos administrativos, o que é essencial para que a organização cresça e seja competitiva.
Problemas de gerenciamento no processo de desenvolvimento de software, que também ocorrem nas outras áreas da engenharia, são ainda mais difíceis de gerir devido aos aspectos peculiares do software: é um produto intangível e não existe um processo “industrial” normalizado (TOMAYKO; HALLMAN, 1999). De acordo com McAdam e Fulton (2002) o desenvolvimento de software comparado com outros tipos de produção requer maior controle, mas esse controle é mais difícil de definir e mais difícil de aplicar.
Este trabalho apresenta uma aplicação web que auxilie o acompanhamento de projetos de software, introduzindo no ambiente de desenvolvimento o quadro de Kanban a fim de possibilitar a visualização das tarefas que estão sendo implementadas em tempo real e em que estágio a mesma se encontra.