Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luiz Fernando Debatin
Título: Aplicação para Acompanhamento de Projetos Ágeis utilizando o Método Kanban
 
Conclusão:
Neste trabalho se propôs o desenvolvimento de uma aplicação web para o acompanhamento de projetos utilizando o método Kanban. Os principais objetivos do Kanban são evitar trabalho dobrado ou desnecessário e identificar problemas e falhas no processo durante a iteração, isso é feito através da simples e eficiente visualização do status do projeto e de cada atividade em quadro, o quadro. O Kanban não define um processo ou metodologia de desenvolvimento de sistema em si, na verdade ele se adapta ao utilizado, sendo assim muito adaptativo, ele prescreve apenas três regras:
a) visualize o fluxo de trabalho;
b) limite o trabalho em progresso (WIP);
c) acompanhe a execução da atividade.
Estas três regras, ao longo de um processo de experimentações, que deve ser executado todo o tempo através de feedbacks e avaliações constantes do próprio sistema de desenvolvimento, podem ser aliadas a novas regras construídas com o time, transformando o Kanban em um processo totalmente voltado para suas necessidades.
Para se conseguir atingir a dinâmica do método Kanban a aplicação desenvolvida neste trabalho utiliza a plataforma web a fim de disponibilizar o fácil acesso as informações a todos os envolvidos.
A aplicação desenvolvida tem funcionalidades diferenciadas conforme o perfil do usuário, permitindo restrições de acesso a determinadas funcionalidades. A aplicação conseguiu atingir o objetivo do trabalho. A implementação de uma aplicação que possibilite identificar visualmente as atividades que estão sendo realizadas pela equipe assim como em qual etapa se encontra, evidenciando os problemas durante o processo.
Através do desenvolvimento de rotinas de cadastro de usuários, prioridades, tipos de cartões e cartões, obtêm-se um maior controle sobre as atividades desenvolvidas permitindo gerenciá-las e possibilitando a extração de dados através de relatórios.
Como maior dificuldade deste trabalho, destaca-se a questão do desenvolvimento do quadro totalmente web, tornando a experiência do usuário o mais próximo da realidade do quadro físico foram utilizadas técnicas de drag and drop (arrastar e largar), tornando a aplicação intuitiva e de fácil utilização.
Pode-se dizer que o trabalho permitiu a ampliação dos conhecimentos pessoais sobre o método Kanban, e sobre cultura de produção desenvolvida no Sistema Toyota de Produção, além de novas ferramentas e aplicativos que auxiliam no desenvolvimento de sistemas. Em particular ao CSS, o qual tinha pouca familiaridade.
Por fim, pode-se dizer que a utilização da aplicação desenvolvida junto a alguma metodologia de desenvolvimento ágil, mostrou-se uma grande aliada, tornando o processo visual e facilitando a identificação de problemas e falhas no processo.