Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Dayane Floriani Antunes
Título: Sistema para Automatização de Cálculo de Exames Bioquímicos
 
Introdução:
A Tecnologia da Informação (TI) apresenta através de seu histórico, que sempre voltou-se a criação de soluções que melhorassem a produtividade e otimizassem o tempo dos profissionais das mais diversas áreas. Desta forma, a área da saúde se apresenta como um desafio aos desenvolvedores de sistemas, devido ao rígido controle de qualidade, por ser um dos campos em que erros dificilmente podem ser revertidos. Um sistema desenvolvido para automatizar uma rotina nesta área e que apresente falhas, prejudicaria processos vitais, podendo colocar a saúde dos pacientes em risco.
Os laboratórios de análises clínicas estão diretamente envolvidos com a área da saúde e, portanto, possuem rotinas que devem ser realizadas de forma cautelosa. Atualmente, no Laboratório Zeta, utiliza-se um sistema com tecnologia ultrapassada e de difícil manutenção em decorrência da falta de profissionais especializados no Sistema Operacional de Disco (SOD). Além disso, os resultados de exames bioquímicos são obtidos através da utilização do método colorimétrico (semi-automático). Isto implica na realização de cálculos de forma manual, com o uso de calculadoras, arquivo de fórmulas e valores de referência. O processo despende tempo da equipe e gera retrabalho ao bioquímico, que acaba tendo que conferir todos os cálculos realizados por seus funcionários e corrigir eventuais erros, para então, confirmar o resultado.
Para melhorar a qualidade dos serviços laboratoriais prestados, recomenda-se utilizar métodos mais facilmente controláveis, incorporar padrões primários na rotina diária, adquirir equipamento de maior confiança, recorrer à análise instrumental e adotar métodos mais adequados para calcular os resultados. (MOURA et. al, 1987).
Existem equipamentos no mercado, como o Selectra E, que fornecem os resultados de forma automática para as análises bioquímicas, eliminando o cálculo manual (LABORATÓRIO CLÍNICO CETEL, 2009). Porém, produtos deste tipo possuem um alto custo, o que o torna um investimento inviável para laboratórios de pequeno e ou médio porte. Estes laboratórios apresentam pouca demanda diária de exames e prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela de unidades de serviços encontra-se defasada há dezesseis anos.
Segundo Perondi (2010), os procedimentos de Patologia e Análises Clínicas, exceto algumas raras exceções, não receberam qualquer melhoria nas tabelas desde 1994. Nesse período, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) editou a Resolução 302 que apresenta uma série de novos requisitos para os procedimentos pré e pós-colheita do material de exame. As novas exigências demandaram custos adicionais não suportáveis pelos laboratórios.
Lopes (2003), afirma que o fato de um laboratório adquirir um sistema de automação completa também não eliminaria os riscos da ocorrência de erros. Além da não calibração, os equipamentos podem gerar resultados errôneos por:
a) erros no protocolo de automação;
b) cubetas arranhadas, com bolhas de ar, contaminadas com outros reagentes;
c) comprimento de onda incorreto;
d) erros na fonte de energia (luz);
e) sujeira no sistema ótico do equipamento;
f) instabilidade na leitura fotométrica, volume de leitura fotométrica insuficiente.
Sendo assim, verificou-se durante o período em que se trabalhou no Laboratório Zeta, que um sistema que possuísse, além das funcionalidades de manutenção de cadastros de pacientes e exames, as fórmulas para cálculo dos exames bioquímicos e os valores de referência (normais) já cadastrados, seria a opção mais adequada. O usuário teria apenas que preencher um valor de entrada, o valor de Leitura do Teste (LT). O mesmo extinguiria a necessidade de realizar cálculos manuais e a consulta ao arquivo de fórmulas e valores de referência e, com isto, haveria uma otimização no processo, reduzindo o tempo gasto para a sua realização, e obtendo resultados mais confiáveis.