Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Dayane Floriani Antunes
Título: Sistema para Automatização de Cálculo de Exames Bioquímicos
 
Conclusão:
Este trabalho se propôs a disponibilizar uma alternativa para gestão laboratorial, baseando-se nas informações e necessidades levantadas no Laboratório Zeta. Todos os objetivos propostos inicialmente foram atingidos, com o desenvolvimento de um sistema de informação desktop que possibilita a gestão do laboratório e a automatização de cálculos de exames bioquímicos.
Todas as ferramentas e tecnologias utilizadas no desenvolvimento do sistema são gratuitas, o que possibilitou uma implementação à baixo custo, e que conseqüentemente poderá ser adquirida pelo laboratório a um preço acessível.
Em relação aos objetivos específicos, o gerenciamento das rotinas pode ser efetuado com a solução desenvolvida, através das opções de cadastros e manutenção dos mesmos. O cadastro de pacientes não possui a limitação de registros por unidade de atendimento, e a pesquisa de pacientes irá eliminar o problema de registros duplicados.
O cálculo do resultado de um exame bioquímico é realizado pelo sistema no momento em que o usuário opta por cadastrar um resultado para este exame, e antes que o mesmo seja registrado, o sistema confronta-o com os valores de referência previamente cadastrados. Com isto, reduz-se a probabilidade de erro operacional, e ganha-se tempo, visto que não é mais necessário consultar arquivos de fórmulas e utilizar calculadoras.
O sistema permite a emissão de relatórios com os resultados dos exames (laudos), que contêm a unidade de atendimento na qual este deve ser entregue, facilitando ao laboratório o seu encaminhamento. Todos os exames e respectivos resultados de um atendimento são apresentados na mesma página, agrupados por material, o que gera economia de papel e comodidade ao médico na hora de visualizar e analisar os resultados.
Os relatórios de atendimentos por período, unidade de atendimento e por convênio médico emitidos no sistema, possibilitam que o proprietário analise qual unidade de atendimento atende mais pacientes e qual o convênio mais utilizado pelos pacientes, por exemplo. As informações oriundas destes relatórios podem ser utilizadas para tomar uma decisão que venha a favorecer o laboratório.
Por fim, foi preciso revisar assuntos estudados em semestres anteriores para confeccionar o TCC, como Programação Orientada à Objetos (POO), banco de dados, interface humano-computador, qualidade de software, entre outros. Muito teve de ser pesquisado, principalmente no referente à programação. O conhecimento, habilidade e visão adquiridas com isto certamente serão úteis para futuros desenvolvimentos.