Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Derlei Brancher
Título: Protótipo de Software de Reconhecimento de Voz para Navegação em Jogos, utilizando Rede Neural Artificial
 
Introdução:
Desde o surgimento do primeiro computador eletrônico reconhecido pela história em 1946, o Eletronic Numerical Integrator And Calculator (ENIAC), que tinha por propósito efetuar cálculos eletronicamente em milissegundos, realizando assim tarefas árduas para a época, o computador vem sendo aperfeiçoando a cada dia que passa, tornando-se um equipamento rotineiro ao cotidiano, o que no passado era um sonho inacessível (TAFNER; XEREZ; RODRIGUES FILHO, 1995, p. 48-49).
A utilização do computador não ficou restrita a cálculos. Atualmente ele é utilizado para diversos objetivos distintos, como por exemplo, a utilização na comunicação, diversão, automação e controle de recursos variados, através de uma programação realizada para a interpretação e execução destes processos. Nesta evolução, a computação vem estudando há alguns anos técnicas para tornar o computador “inteligente”, dando origem à área denominada Inteligência Artificial (IA).
Classificada como subárea da IA, as Redes Neurais Artificiais (RNA) definem técnicas que simulam os neurônios biológicos, com o objetivo de fazer com que as aplicações computacionais possam adquirir e aplicar conhecimento (STARKE, 1996, p. 10).
Diante de tal evolução, começaram a surgir no mercado diversas aplicações que incorporavam técnicas de RNA para reconhecimento de padrões, sendo um deles a voz (LOESCH; SARI, 1996, p. 5). Porém, para torná-las aptas para uso, demandam um esforço considerável na fase de treinamento da RNA (STARKE, 1996, p. 8).
Considerando o que foi dito anteriormente, pretendeu-se neste trabalho pesquisar e estudar técnicas existentes dentro de RNA voltadas para reconhecimento de voz, pré-processamento dos sinais captados, com objetivo de encontrar uma solução de modelagem adequada para sua construção, obtendo-se por fim o reconhecimento de voz, de uma forma mais rápida e eficiente.