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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alécio José Gomes Neto
Título: Animapi: um Toolkit de Animação 2D para o IOS
 
Introdução:
A animação por computador vem recebendo avanços significativos desde seu início, entre a década de 60 e 70 (PARENT, 2002, p. 21), tanto na parte de software quanto hardware. Numa disputa de mercado cada vez mais acirrada, as empresas buscam destacar seus produtos adicionando novos atributos. Merece destaque o campo visual, onde a prioridade é uma interface mais intuitiva e esteticamente bem elaborada.
Simultaneamente, o uso de smartphones está em elevação no decorrer dos últimos anos. Siqueira (2010) afirma que no ano de 2009, 8% dos celulares no Brasil eram smartphones. Apesar deste número ser pequeno, ele representa aproximadamente 14 milhões de smartphones. Dentre estes, o iPhone, o smartphone da Apple, representa a maioria, reforça o autor.
A Apple é uma empresa que sempre chamou a atenção do mercado por inovar em tudo que faz. A criação recente de um sistema operacional, o iOS , para seus dispositivos móveis (incluindo o iPhone), assegurou as premissas de usabilidade e ergonomia visual na área móvel. Uma de suas vantagens é beneficiar além do usuário final, os desenvolvedores, também tidos como prioridade pela Apple.
Parte desta interface, especificamente as animações, é gerenciada por um framework que compõe o iOS chamada Core Animation (CA). Este framework conta com um grupo de classes que auxiliam os desenvolvedores a criar GUIs animadas (DUDNEY, 2008, p. 2), se encarregando de algumas das responsabilidades da animação computadorizada. A CA também é encontrada no sistema operacional Mac OS X, a partir da versão Leopard (10.5) (DUDNEY, 2008, p. 3). No entanto, são consideradas mínimas as diferenças entre a versão móvel e a plataforma desktop.
Por mais que a Apple tenha procurado facilitar as implementações para o iOS ao desenvolver a CA, existe um problema que pode ser descrito da seguinte forma: programadores, por definição, são construtores de programas, nem sempre artistas. Considerando esta premissa verdadeira, quem deve ser o profissional ideal para criar e desenhar os objetos animados? Uma possível resposta seria um artista gráfico ou designer.
Diante do exposto, foi desenvolvido um toolkit que contempla uma ferramenta geradora de arquivos de um tipo próprio e uma biblioteca operante em uma camada acima da CA, chamada AnimAPI. A biblioteca permite importar para a aplicação uma animação que fora criada e exportada por um artista ou designer dentro da ferramenta desenvolvida, buscando desta forma, eliminar ou diminuir o trabalho do desenvolvedor implementar manualmente a animação (por exemplo, criando um laço iterativo para mover uma imagem por diversos pontos na tela). A AnimAPI também encapsula alguns recursos já existentes na CA, tais como rotação de camadas, criando uma camada de abstração e tentando minimizar a configuração da animação pelo desenvolvedor.