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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alécio José Gomes Neto
Título: Animapi: um Toolkit de Animação 2D para o IOS
 
Conclusão:
A área de animações gráficas é objeto de constantes transformações e adaptações. A evolução das técnicas de desenvolvimento para a área, novos algoritmos e hardware de tamanho palmar atingindo capacidade de microcomputadores de alguns anos atrás favorece cada vez mais as pesquisas na área de computação gráfica. Nota-se isso em trabalhos como a biblioteca Cocos2D for iPhone de Quesada (2010), que têm repercussão de nível mundial, expandindo e incentivando novas tecnologias.
O emprego dos padrões de projeto Abstract Factory e Strategy no presente trabalho agregou valor, visto que a arquitetura proporcionada pelo uso destes padrões tende a diminuir o esforço para futuramente estender as funcionalidades do toolkit.
O uso da ferramenta OmniGraffle 5.0 para a elaboração dos diagramas mostrou-se muito intuitiva e ágil, não apresentando problemas durante sua execução e contribuindo para a conclusão deste trabalho.
O presente trabalho possibilitou desenvolver o toolkit AnimAPI composto por uma ferramenta criadora de animações e uma biblioteca para o sistema operacional iOS. Este toolkit é destinado a animações 2D e apresenta uma capacidade relativamente boa de extensão. Inicialmente foi proposto desenvolver suporte a um formato de arquivo de animação existente, porém, como justificado anteriormente, optou-se por especificar o próprio formato, batizado de AAF. Nos protótipos foram apresentados demonstrações de cada tipo de animação 2D suportada, além de também apresentar um exemplo de utilização mais prática.