Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luiz Diego Aquino
Título: Sistema de Ocultação de Dados em Áudio através de Técnicas de Compactação e Espalhamento Espectral
 
Introdução:
A crescente necessidade de proteção de direitos autorais em materiais multimídia, assim como a possibilidade de agregação de conteúdo, está cada vez mais dependente de avanços científicos que possibilitem a adição de tais características ao objeto alvo sem degradação de seu teor original.
Porém, uma das propostas disponíveis para resolução deste problema encontra-se na aplicação de métodos baseados em uma antiga arte, utilizada para embutir informações secretas em mensagens comuns, cujo formato não desperta atenção. A informação deve ser modelada de tal forma que sua detecção esteja acessível apenas para indivíduos autorizados.
O envio e recebimento de mensagens sigilosas é um ramo vasto de estudo. Empregadas durante séculos, estas práticas vem se beneficiando com a evolução tecnológica.
É cada vez maior o número de pessoas que tentam a todo custo ludibriar as defesas para ter acesso a um dos bens mais preciosos da sociedade moderna: a informação. Por outro lado, existem outras pessoas que buscam o desenvolvimento e o estudo de técnicas para proteção das comunicações. (ALBUQUERQUE; BRAZIL; JULIO, 2007, p. 55).
Amplamente pesquisadas com propósitos militares, as técnicas de ocultação de informações baseiam-se principalmente em conceitos da criptografia e suas ramificações. Uma delas, a esteganografia, utiliza métodos para inserir mensagens secundárias dentro de mensagens primárias. O termo, originado do alfabeto grego, significa “escrita escondida”, pois através desta técnica procura-se camuflar a existência de informações ocultas em mensagens aparentemente inofensivas.
A disseminação da esteganografia em outros meios da sociedade foi auxiliada pelo progresso de equipamentos de gravação e manipulação de dados, possibilitando que a mesma seja utilizada em aplicações diversas.
Entretanto, pode-se dizer que a segurança da informação não gera receita diretamente. Assim, empresas sem interesses bélicos ainda consideram que investimentos neste setor não são prioritários. O resultado desta postura pode ser observado pelo crescente prejuízo gerado oriundo de violação de dados ou em medidas corretivas. Segundo Albuquerque, Brazil e Julio (2007, p. 59), atualmente artistas e gravadoras estão utilizando marcas d’água para proteger suas obras, tendo em vista o crescente aumento da pirataria e de sites na Internet que oferecem acesso livre e ilícito a filmes, músicas e vídeos.
Diante desta realidade, este trabalho é focado no estudo e aplicação de métodos robustos para esteganografia de texto em áudio digital. Segundo Bender et al. (1996, p. 323), as características do Sistema Auditivo Humano (SAH) tornam o processo desafiador , sendo necessário explorar as fragilidades de sua estrutura para obter êxito na ocultação de uma mensagem em um som.