Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luiz Diego Aquino
Título: Sistema de Ocultação de Dados em Áudio através de Técnicas de Compactação e Espalhamento Espectral
 
Conclusão:
Este trabalho propôs o desenvolvimento de um sistema de ocultação de dados em áudio através de técnicas de compactação e espalhamento espectral, onde o objetivo foi inserir o maior número de informação no sinal hospedeiro, sem que isso gerasse degradação da qualidade perceptual do áudio. Alguns conceitos de modulação de sinal para transmissão de dados, campo de atuação da engenharia de telecomunicações, foram empregados durante a construção do software.
A aplicação foi implementada com a linguagem de programação C#, utilizando a versão 3.5 do .NET Framework . O modelo psicoacústico e as transformadas para análise do áudio presente no sistema fazem parte de uma biblioteca externa, referenciada no projeto. A interface do sistema foi construída através com o framework WPF, possibilitando a criação de controles visuais com maior usabilidade.
O componente psicoacústico utilizado no sistema para analisar o áudio limita sua capacidade de inserção de dados, pois o tamanho das janelas de processamento fixado em sua estrutura é grande. A utilização de uma técnica de compressão de dados voltada para a compactação de textos pequenos, típicos em marcas d’água, auxilia o programa a contornar esta dificuldade. Por outro lado, esta abordagem aumenta a segurança e a confiabilidade da aplicação, pois cada símbolo da mensagem secreta é escondido em diversas partes da mesma janela. Desta forma, um agente malicioso precisa atacar várias partes do som para conseguir causar dano efetivo à informação oculta, ação que conseqüentemente também degradará a qualidade do áudio e denunciará que o sinal original foi violado.
A compatibilidade do sistema, limitada a arquivos WAV, também foi identificada como uma limitação em sua utilização. A harmonização da funcionalidade com formatos de áudio mais compactos aumentaria a portabilidade do projeto, pois sons em formato WAV tendem a ocupar um espaço grande de armazenagem em disco.
A bibliografia reunida revelou que os estudos acerca deste tema dividem-se entre as soluções focadas na implementação das técnicas de esteganografia em áudio e as que enfatizam estudos mais aprofundados do processo para aumentar sua segurança. Esta realidade demonstra que projetos concentrados em desenvolvimento de software possuem melhores índices de processamento de dados, porém restringem-se ao uso de técnicas mais simples que também permitem a resolução do problema.
A ferramenta desenvolvida aproximou estas duas vertentes de interesse, unindo a eficiência computacional dos projetos de caráter experimental, com os ganhos proporcionados pelas pesquisas que abrangem o conhecimento teórico envolvido na composição de aplicações esteganográficas. Testes envolvendo transmissão através do ar, não previstos durante a especificação do software, foram realizados e apresentaram bons indicadores. Os resultados obtidos tornam a aplicação interessante em qualquer nicho de mercado em que a venda de conteúdo de áudio possa ser enriquecida por material adicional, sem necessidade de utilização de espaço extra no armazenamento.