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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Gevard
Título: Ambiente Virtual de Avaliações utilizando Certificados Digitais
 
Introdução:
As primeiras propostas de Educação a Distância (EaD) surgiram em forma de livros, cartilhas e até mesmo de guias especialmente redigidos para este nicho do ensino. Nos anos 70, a televisão e o rádio começaram a fazer parte do conjunto de propostas a serem utilizadas na EaD. Já com a chegada dos anos 80, as mídias de áudio e vídeo como fitas cassete, entraram para este seleto conjunto de materiais viabilizadores deste método de ensino. Mas segundo Litto (2006, p. 64), foi com a chegada da internet nos anos 90, e sua disseminação ao longo desta década, que as possibilidades e as oportunidades fizeram com que o ensino a distância alcançasse o seu ápice, desenvolvendo-se e ampliando-se de forma surpreendente.
Na EaD, as novas tecnologias ampliam o espectro das formas do ensino e da aprendizagem numa dimensão quase inimaginável, possibilitam aos estudantes formas de ativação jamais conhecidas antes, o que pode tornar a aprendizagem mais atraente e eficiente, e consequentemente amplia-se o espaço para decisões didáticas (PETERS, 2001, p. 230).
Com o passar dos anos, as novas tecnologias atingem mais indivíduos. Isso faz com que esses acabem sempre procurando alguma forma para facilitar o seu trabalho. Maia (2003, p. 104) aponta a EaD como uma alternativa viável para atender a uma grande demanda que existe na educação do país. Além disso, o tema Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ainda é um campo de pesquisa muito recente e por este motivo, é difícil encontrar ambientes virtuais via web para avaliação online que proporcione ao professor auxílio eficiente na avaliação de seus alunos e que protejam os dados adequadamente.
Segundo Paula (2005, p. 10), a proteção das informações é muito importante para uma empresa ou instituição, pois em muitos casos a informação representa o sucesso dos negócios, e nesse caso, a perda ou roubo de informação pode representar um grande prejuízo.
Dias (2000, p. 40) comenta sobre a importância da segurança da informação, afirmando que muitas vezes as informações são consideradas um dos maiores patrimônios de uma instituição, e por este motivo estão sujeitas a um grande risco.
Segundo Pereira (2007, p. 9), um AVA pode possuir inúmeras funcionalidades, ou seja, o desenvolvimento de um AVA pode ser bastante complexo, exigindo muito mais do que o tempo disponível para execução deste trabalho.
Diante do exposto, é desenvolvido somente a funcionalidade de avaliações, que permita ao professor cadastrar questões em um banco de dados e gerar uma prova a partir das questões cadastradas, e que permita ao aluno executar as avaliações geradas pelo professor. Para executar estes processos serão utilizados alguns importantes requisitos de segurança, tais como: certificados digitais, assinatura digital, função de hash , autenticação do usuário e trilhas de auditoria.