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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Rotermel
Título: Portais Corporativos como Ferramenta de Gestão do Conhecimento utilizando Liferay
 
Introdução:
A utilização de portais corporativos em redes empresariais, também conhecidas como intranet, tem se tornado cada vez mais comum, porém, o conteúdo do mesmo, nem sempre é útil ou atrativo. Segundo o conceito de Dias (2003, p. 175), “Intranet - aplicação da tecnologia internet no âmbito interno da empresa”, ou seja, é como ter uma internet dentro da empresa.
Tornar este excelente meio de comunicação em uma ferramenta para a gestão do conhecimento, a fim de ajudar as empresas no desenvolvimento do capital intelectual de seus colaboradores e direcionar as pessoas para os valores e objetivos da organização, é o grande desafio no desenvolvimento de portais corporativos.
Muitas empresas e organizações já conhecem e utilizam recursos como portais corporativos, porém, a maioria delas, não consegue aproveitar esses recursos para gerar vantagens competitivas ou gerar capital intelectual para as pessoas. É como ter uma bicicleta, saber que ela pode ajudar a chegar mais rápido ao destino, e ir até o mesmo empurrando a bicicleta.
A má utilização de um portal corporativo pode, no mínimo, ser um trabalho jogado fora, mas ela pode também criar uma imagem ruim da empresa, passando a impressão de desorganização, desleixo e desatualização, impactando direta e negativamente no moral e na motivação dos colaboradores.
A empresa fictícia Têxtil S.A. utilizada para ilustrar este trabalho possui um portal corporativo chamado de intranet. A intranet é a página inicial de todos os computadores da empresa. O conteúdo da intranet se resume, praticamente, em uma lista de ramais, cardápio do refeitório e links para arquivos e outras aplicações diversas.
Tendo consciência do grande potencial de difusão de informação, em um portal corporativo para uma empresa como a Têxtil S.A., surgiu a idéia de melhor aproveitá-lo tornando-o uma ferramenta de gestão do conhecimento.