Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jaison Dallabona
Título: Software de Controle de Banda para Gateways Linux
 
Introdução:
Com o avanço das redes de comunicação, o número de usuários tem se multiplicado a cada dia, o mesmo ocorrendo com aplicativos. Junto a este crescimento vem a necessidade de transmissões mais rápidas e confiáveis, que garantam a satisfação destes serviços, que são cada vez mais exigentes (STACHLEWSKI, 2008).
As redes de computadores, tanto as públicas quanto as privadas, estão crescendo muito e cada vez se integrando mais, convergindo para uma enorme infra-estrutura global. Em consequência a este crescimento, a possibilidade de gerenciar sistematicamente uma grande quantidade de sistemas de hardware e de software, componentes constituintes destas redes, tem tido cada vez mais importância (PÉRICAS, 2003, p. 121).
Conforme Stato (2009), as redes corporativas trouxeram a necessidade de se fazer um controle de tráfego dos dados. Novos serviços e tecnologias demandam um controle mais robusto e maior qualidade de banda dependendo do serviço requerido. Estes serviços trafegam muitas vezes necessitando ter um tratamento diferenciado em relação a outros, para que funcionem perfeitamente. A solução proposta para este problema é a utilização de QoS. QoS é uma técnica que está diretamente relacionada ao tráfego de dados, em outras palavras, controla o tráfego de uma rede definindo prioridades e limites de forma a melhorar o uso de determinados serviços, bem como utilizá-los de maneira mais eficiente. QoS permite garantir um número determinado de bytes, reserva de largura de banda, prioridade, dentre outros serviços que trafegam pela rede. Funciona como uma reserva de bytes, de forma que quando requerido tenha disponibilidade suficiente e torne-se funcional aos serviços solicitados pelo usuário.
Conforme Jucá (2005), as aplicações em tempo real requerem garantias rigorosas para que cheguem a seu destino. Aplicações que não sejam em tempo real poderão ter um tempo maior de resposta, um atraso nos pacotes enviados, sem percepção significativa ao usuário. Estas configurações envolvem QoS para garantir que a aplicação em tempo real seja prioritária diante de outros serviços.
O controle de QoS pode ser feito em um gateway Linux que é um sistema de código aberto multi-usuário. Se o destino do pacote não tiver origem a rede interna, é o gateway quem faz o encaminhamento dos pacotes para estes alcançarem seus destinos. Qualquer pacote que requisitar algum endereço fora da rede interna, obrigatoriamente passará pelo gateway, caso contrário o pacote não chegará ao destino. Portanto o responsável pelas rotas de saída da rede é o gateway. O software desenvolvido neste trabalho permitirá todo e qualquer pacote que passar pelo gateway será tratado para que possa aplicar regras de QoS, determinando qual será sua prioridade na rede e sua respectiva largura de banda. A priorização dos serviços disponíveis poderá ser configurada pelo administrador da rede, através de uma interface web, conforme demanda exigida.