Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Valmor Burkhardt Júnior
Título: Sistema de Processamento Transacional Aplicado ao Setor de Turismo
 
Introdução:
O setor turístico é uma atividade econômica que nas ultimas décadas foi reconhecido como atividade socioeconômica importante no Brasil. Conforme Petrocchi (2001), o turista é um cliente do sistema de turismo, pois utiliza toda uma cadeia de serviços de um município, portanto atua também como avaliador do sistema por causa de toda expectativa envolvendo o local escolhido para ser visitado.
Segundo Beni (2006), o planejamento do setor turístico em nível nacional foi, após diversas tentativas para esquematizar o setor, organizado através da Política Nacional de Turismo. Essa nova política promove um enfoque regional, deixando a cargo de estados e municípios a tarefa de planejar e estruturar as próprias estratégias do setor. A decisão foi justificada pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, pois o país possui diferentes níveis de desenvolvimento nesse setor.
Contudo o resultado obtido não foi o esperado, pois o Programa de Regionalização do Turismo do governo federal não foi executado nos estados e municípios como foi planejado de início. O foco principal da política não foi alcançado. A dificuldade de entendimento de tal política, segundo Beni (2006) está relacionada à ausência de pessoal qualificado para compreender os conceitos do Programa de Regionalização do Turismo, e adaptá-los as particularidades locais e também à incapacidade institucional na gestão do turismo em diversas regiões do país.
Desta forma, a coleta de dados para o planejamento turístico, no município de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, é feita através de contato telefônico com proprietários de estabelecimentos que tem vínculo direto com o turismo, especialmente os hotéis. Essa maneira de obter informações pode apresentar diversos problemas, pois a maioria dos estabelecimentos não possui um controle eficaz de movimentação de clientes.
Outro aspecto a ser considerado é a falta de dados estatísticos referentes ao setor turístico, sejam estes recentes ou históricos. Este setor necessita de um planejamento estratégico para beneficiar a economia de toda uma região através da aplicação dos recursos destinados ao desenvolvimento do turismo.
O planejamento do turismo no que diz respeito ao âmbito municipal poderia ser facilitado através de uma aplicação para o auxílio na tomada de decisão, para orientar o responsável ou grupo responsável das políticas públicas para o setor turístico.
O processo atual é cansativo e nem sempre o retorno pode ser considerado satisfatório, pois muitos desses estabelecimentos não são administrados profissionalmente e também não possuem um controle expressivo de taxa de ocupação, permanência mínima. Outra questão a ser analisada, é que muitos desses estabelecimentos (hotéis, restaurantes, bares) funcionam somente nos meses da alta temporada e fecham durante os demais meses do ano.
Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma aplicação que auxilia o responsável pelo planejamento do setor turístico municipal às definições de políticas públicas para o setor, visando maior assertividade no direcionamento do investimento público para o turismo. Com os equipamentos turísticos devidamente cadastrados, a quantidade de dados que podem ser coletados e dispostos de maneira que demonstrem relatórios sobre o fluxo de turistas e também a possibilidade de formatação de tais dados, exemplificam as possibilidades de beneficio do sistema.