Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Valmor Burkhardt Júnior
Título: Sistema de Processamento Transacional Aplicado ao Setor de Turismo
 
Conclusão:
Como em qualquer atividade atual, a informação é fundamental para a tomada de decisão e, quando se trata do planejamento de algum setor que depende do poder público para se fortalecer, essa informação se torna ainda mais relevante.
O turismo como setor econômico se planejado com seriedade e competência, pode gerar resultados notáveis, não apenas econômicos, mas sociais também. Sabendo da importância do turismo para os municípios é que o sistema foi criado, com o intuito de facilitar a coleta das informações de movimentação turística municipal e posterior emissão de relatórios. O sistema foi desenvolvido conforme levantamento de informações coletadas no município de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina. Desta forma permite-se a manutenção do cadastro de eventos, de excursões e de alguns tipos de equipamentos turísticos por parte dos administradores do sistema e a freqüência de uso, por parte dos empresários.
Como os acessos a Tecnologia da Informação e à internet hoje estão altamente difundidos e facilitados é muito comum existirem nos estabelecimentos um computador para controle de clientes ou de vendas de produtos desses estabelecimentos comerciais. Aproveitando essa oportunidade e visualizando a necessidade de captação de informações de movimentação turística municipal, o sistema foi desenvolvido para o ambiente web, permitindo assim o acesso ao mesmo por qualquer computador que tenha conexão com a internet, sendo esse o seu grande diferencial.
O foco desse sistema está no auxilio a captação da movimentação turística no município, para posterior pesquisa de movimentação por parte do responsável pelo turismo municipal. Esse foi um dos objetivos descritos e também foi alcançado, pois o sistema exibe informações vinculando as excursões cadastradas com as freqüências inseridas no sistema, facilitando o entendimento da movimentação turística.
Com relação aos relatórios, onde os objetivos específicos eram a emissão de relatórios com informações da movimentação de turistas no município e o outro era o cruzamento de informações de excursões cadastradas com a ocupação dos equipamentos turísticos pode-se afirmar que o sistema permitiu a emissão desses dois tipos de relatórios. Pode-se visualizar a taxa de ocupação dos estabelecimentos cadastrados, bem como identificar o tipo de estabelecimento que mais agradou o turista.
Uma das limitações do sistema é que os tipos de equipamentos que podem ser cadastrados são fixos, ou seja, o administrador não consegue cadastrar outro tipo de equipamento que não seja categorizado como cinema, estádio, hotel, restaurante ou teatro.
Entretanto, o sistema permitiu simplificar a tarefa de captar essas informações de freqüência, permitindo uma maior assertividade na verificação com das informações de demanda turística.