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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eder Jhoney da Silva
Título: Sistema Gerenciador de Documentos para Gestão da Qualidade
 
Introdução:
Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade total tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as empresas e organizações. Para manter este crescimento constante, as empresas precisam definir processos, melhorar seus relacionamentos com clientes e fornecedores. Para isso elas buscam a implementação e certificação da norma International Organization for Standardization (ISO) 9000.
A série de normas ISO 9000 é um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade. Desde sua primeira publicação, em 1987, ela tem obtido reputação mundial como a base para o estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade (MELLO et al., 2009, p.1). Uma das normas da ISO 9000 é a criação de documentos, ou seja, de documentos da qualidade, onde são descritos os processos realizados pelos diversos setores da empresa. Este processo de criação dos documentos da qualidade é a normalização, passo indispensável para as organizações obterem e manterem um sistema de qualidade.
A normalização busca melhorar a produção, onde muitos produtos saem defeituosos e fora de padrão, visto que, as empresas ainda fazem muitos processos manuais e informais sem estarem embasadas em normas. O trabalho de criação de um documento deve ser feito de uma forma colaborativa, de forma a unir o conhecimento de todos e encontrar uma solução que proporcione o máximo de benefícios à empresa. Assim sendo, a normalização pode tornar-se um processo dispendioso, pois problemas como o fato dos envolvidos não estarem disponíveis em um determinado momento, acaba atrasando a elaboração dos documentos. O processo de consulta dos documentos da qualidade é realizado com documentos impressos exigindo assim um maior controle e cuidado sobre os papéis.
No âmbito atual as ferramentas correlatas pesquisadas, não atendem a necessidade da criação destes documentos visando à disponibilidade dos colaboradores e o fácil acesso aos documentos.
Observando todas estas evidências, este trabalho apresenta um sistema gerenciador de documentos para a gestão da qualidade via web, onde os documentos estejam à disposição para alterações e consultas. Desta forma cada um dos envolvidos no processo de normalização pode trabalhar dispondo de ferramentas de criação e edição dos documentos, assim como, consultas a documentos existentes.