Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leandro da Cunha
Título: Ferramenta de Apoio aos Testes baseados em Requisitos
 
Introdução:
Diversas empresas veem o processo de teste de software como uma atividade onerosa dentro do desenvolvimento de novos produtos e na manutenção de produtos existentes. Muitas empresas organizam a área de teste de software como uma atividade que deve ser realizada pelos próprios programadores, para garantir que os requisitos foram atendidos.
O papel do teste é encontrar erros e validar o produto desenvolvido em relação aos requisitos. Freqüentemente os testes são selecionados de forma aleatória ou ad-hoc (momentânea) e os casos de teste são desenvolvidos de uma forma não estruturada e não sistemática. Esta é uma realidade encontrada no desenvolvimento de softwares comerciais, onde há recursos limitados e tempo escasso para o teste (RYSER; GLINZ, 2000, p. 1-2).
Parrington e Roper (1989, p. 9) já afirmavam que o tema central da engenharia de software é a produção de sistemas com qualidade. Para que seja possível atingir tal qualidade, é necessário possuir uma metodologia para especificar os requisitos e realizar a análise, assim como utilizar ferramentas de suporte ao desenvolvimento do produto. Porém, o ponto determinante para atingir o objetivo é possuir testes de software realmente efetivos.
Para Gutiérrez et al. (2006, p. 1), realizar testes de forma apropriada tem se tornado mais complexo dia após dia. Esta complexidade reforça a necessidade do uso de técnicas que assegurem a qualidade do produto final. Como o maior objetivo do teste de software é verificar se os requisitos foram adequadamente atendidos pelo sistema (faz o que deveria fazer), é imprescindível que sejam realizadas verificações que busquem apurar esta conformidade.
Existem várias abordagens que podem ser adotadas para testar um sistema. Podem ser utilizados o código fonte, os cenários definidos nos casos de uso, os diagramas de atividades ou de componentes, entre outros. Este trabalho irá abordar a construção de casos de testes baseados em requisitos. Este tipo de teste tem o objetivo de verificar se as necessidades do usuário, registradas na fase de elicitação de requisitos, foram de fato atendidas pelo software.
Os testes baseados em requisitos são realizados basicamente através da criação de condições de testes e checklists de funcionalidades. As condições de teste são preparadas inicialmente e de maneira genérica durante a fase de elicitação de requisitos e detalhadas pouco a pouco no decorrer do ciclo de vida de desenvolvimento do software até a preparação dos dados que serão usados nos testes do sistema (RIOS et al., 2007, p. 59).
Diante do exposto, foi necessário estudar e desenvolver uma ferramenta que facilitasse o processo de testes, buscando maior eficiência no trabalho realizado e redução dos custos provenientes desta atividade. Optou-se aqui por construir uma extensão para a plataforma Eclipse RCP.