Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leandro da Cunha
Título: Ferramenta de Apoio aos Testes baseados em Requisitos
 
Conclusão:
O principal objetivo da ferramenta construída é dar suporte ao desenvolvimento de testes baseados em requisitos. Este suporte é alcançado ao realizar a rastreabilidade dos requisitos para os casos de testes e vice-versa. Utilizando a ferramenta para realizar o registro de requisitos e seus respectivos casos de testes, é possível obter uma boa produtividade ao garantir que os requisitos alterados estão dispostos no escopo de testes da versão do software em produção.
Ao utilizar a técnica de testes baseados em requisitos, unindo a construção de grafos de causa e efeito, a definição de classes de equivalência e valores limite, foi possível desenvolver uma ferramenta que auxilie na geração dos casos de testes, tornando mais rápida a produção de testes que validem o funcionamento da característica desenvolvida.
A forma como a ferramenta foi desenvolvida, utilizando palavras chaves selecionadas pelo usuário dentro do texto do requisito, permite que este texto continue sendo escrito em linguagem natural, sem a necessidade de um vocabulário específico para o fim de geração de testes.
As propriedades que são adicionadas ao requisito possibilitaram a geração dos casos de testes bastante abrangentes, de forma que cada requisito possua 100% de cobertura com o menor esforço de testes possível.
O apoio ao desenvolvimento de testes utilizando particionamento de equivalência e valor limite ocorreu utilizando propriedades definidas para as palavras chaves do requisito. Ao definir limites superiores e inferiores a ferramenta realiza a geração de testes utilizando tais técnicas para limitar a quantidade de testes gerados.
Quanto aos requisitos da ferramenta, ela permite realizar o registro de requisitos, porém sem realizar nenhum tipo de tratamento para verificar se o requisito é funcional ou não funcional.
A rastreabilidade dos casos de testes para os requisitos é realizada através de um vínculo criado entre as duas entidades. Qualquer alteração no requisito gera uma pendência de execução do teste. A matriz de rastreabilidade é apresentada através da lista de requisitos, onde são apresentados os grafos de causa e efeito e os casos de testes relacionados a cada requisito.
O agrupamento de testes em suítes não foi atendido pela ferramenta. Optou-se por manter apenas o agrupamento de testes por requisito.
O plano de testes foi criado de modo que seja possível visualizar todos os requisitos que serão ou não testados. Foi realizada também a automação da inclusão de requisitos para serem testados no plano de testes.
A ferramenta foi desenvolvida utilizando a linguagem Java e por fim, desenvolvida na forma de um plug-in para a plataforma Eclipse. Ela pode ser distribuída em dois formatos: Standalone, onde a ferramenta é uma aplicação totalmente isolada do ambiente Eclipse IDE, e também na forma de plug-in, onde basta copiar o arquivo com extensão “jar” para a pasta plugins do ambiente Eclipse.