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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ernani Cristiano Siebert
Título: Física de Corpos Rígidos para o Motor de Jogos M3GE na Linguagem J2ME
 
Introdução:
Desde tempos incontáveis o homem tem inventado jogos para se socializar, divertir, medir habilidades e exercitar o raciocínio e criatividade. Com o advento da tecnologia os jogos também evoluíram e passaram para meios eletrônicos. A atual portabilidade e integração de funções adicionais a dispositivos inicialmente voltados para outros fins, como celulares e palms, permitiu que os jogos também fossem difundidos nestes meios, ao alcance de cada vez mais pessoas.
Antes da metade da década de 1990, os jogos eram tipicamente escritos como entidades singulares. Os maiores limitadores eram as restrições de memória e a necessidade de fazer uso otimizado do hardware de vídeo. Além disso, o rápido avanço das plataformas de hardware significava que a maior parte do código não poderia ser reutilizada.
O cenário atual dos dispositivos móveis assemelha-se muito ao cenário existente na década de 80, em relação a qualidade gráfica e complexidade, quando os jogos começaram a ser difundidos para computadores domésticos (importante notar a diferença entre computadores e consoles, este último têm plataforma de hardware totalmente dedicadas).
O termo game engine (motor de jogos) surgiu com a popularização dos First Person Shooter (FPSs) quando os jogos começaram a ser desenvolvidos com a abordagem de separar regras específicas das entidades básicas que podiam ser licenciadas.
Motores de jogos também são freqüentemente utilizados por outros tipos de aplicações como demonstrações de produtos, visualizações arquiteturais e modelagem de ambientes (ELDAWY, 2006). Um motor realístico pode inclusive melhorar o aprendizado implementando regras do mundo real que podem ser usadas tanto para a educação, ensinando jovens como pensarem, quanto para treinamento médico e militar através de simuladores (BERBERICH, WRITER, 2007).
Assim como a separação entre o conteúdo específico e o motor permitiu que as equipes se especializassem e crescessem, o contínuo refinamento dos motores de jogos criaram distintas divisões e atualmente pode-se dizer que as duas principais são: motor gráfico, responsável pela renderização das imagens e motor de física, que realizar operações matemáticas de forma mais rápida.
Este trabalho pretende implementar um módulo para o motor Mobile 3D Game Engine (M3GE) (PAMPLONA, 2005) que adiciona física de corpos rígidos para que desenvolvedores e projetistas de jogos tenham mais recursos disponíveis e possam se concentrar em outras etapas como enredo e interface. Levando em conta que este trabalho é uma extensão, ele adiciona um gerenciador de física que trata da movimentação dos objetos carregados nele, detectando colisões e aplicando a devida resposta em deslocamento linear (translação) e angular (rotação).