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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ernani Cristiano Siebert
Título: Física de Corpos Rígidos para o Motor de Jogos M3GE na Linguagem J2ME
 
Conclusão:
O presente trabalho descreveu o desenvolvimentor um módulo capaz adicionar dinâmica de corpos rígidos ao motor M3GE. A implementação do módulo teve com base o método apresentado por BOUG (2002) e o código fonte dos exemplos implementados por ele na linguagem C++, disponíveis online O\'REILLY (2001), foram cruciais, poupando tempo e tornando o projeto viável.
O uso de dinâmica de corpos rígidos em 3D se mostrou viável, e mostra-se um estudo relevante levando em conta a ausência de motores de física em 3D que tenham sido desenvolvidos para a plataforma J2ME, bem como falta de livros específicos voltados para este assunto.
apesar das limitações inerentes da plataforma J2ME, sendo que nem todos objetos do cenário precisam ser gerenciados pelo módulo de física e poderiam ser ativados ou desativados dependendo de certas condições, como eventos ou a distância que se encontram do jogador. Mas considerando que desempenho do teste de colisão entre vértices e planos consumiu significativo tempo de processamento, pode-se inferir que outros testes com um maior número de comparações ou que utilizan-se de formas mais complexas ocasionem numa perda significativa de FPS, portanto o desempenho dos algoritmos de detecção deve ser observado.