Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Henrique Sasse
Título: Controlar o Ponteiro do Mouse utilizando o Movimento de um Olho Capturado através de uma Câmera Infra Vermelha Fixa
 
Introdução:
Novas realidades e novos paradigmas emergem na sociedade moderna. Uma sociedade mais permeável à diversidade questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social para todos os indivíduos (DAMASCENO; GALVÃO FILHO, 2008, p. 3).
Segundo Henning e Souza (2006, p. 2), indivíduos com deficiência tem se beneficiado com os avanços tecnológicos disponíveis na atualidade. A presença crescente das TICs tem possibilitado diferentes formas de relacionamento entre esses, além de contribuir fortemente na construção do conhecimento.
Em alguns casos, é o piscar e o deslocamento horizontal e vertical dos olhos que são os últimos remanescentes da mobilidade corporal. Este estado é conhecido na literatura médica como Síndrome do Encarceramento , doença que foi retratada no filme - O Escafandro e a Borboleta - (LE ESCAPHANDRE..., 2007). A película conta a história real do editor chefe da revista Elle francesa, Jean Dominique Bauby, que passou a utilizar o piscar do olho esquerdo para interagir com o mundo, chegando escrever um livro.
Existem diversas causas pelas quais os membros superiores podem estar incapacitados de exercer suas funções como, por exemplo, tetraplegia, distrofia muscular, doenças degenerativas, amputação ou até mesmo a ausência dos membros devido a causas naturais (CAETANO; COSTA, 2006, p. 10).
Diante do exposto, o presente trabalho propõe a construção de uma ferramenta, mais especificamente uma interface de comunicação humano-computador, que permita ao usuário movimentar o ponteiro do mouse utilizando um de seus olhos. Será utilizada uma câmera de vídeo para obtenção contínua de imagens dos olhos do usuário.
Com o desenvolvimento desta interface, indivíduos que estejam impossibilitados de movimentar os membros superiores serão capazes de interagir com o computador, podendo utilizar-se de recursos que auxiliem em sua comunicação, aprendizagem e interação social, possibilitando a redação desde pequenas mensagens até longos textos, através da seleção de letras na tela do computador, pelo movimentar e piscar dos olhos.