Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Henrique Sasse
Título: Controlar o Ponteiro do Mouse utilizando o Movimento de um Olho Capturado através de uma Câmera Infra Vermelha Fixa
 
Conclusão:
O presente trabalho possibilitou desenvolver uma ferramenta capaz de monitorar a região dos olhos, e transferir o movimento de um olho para o ponteiro do mouse. Para o funcionamento utilizou-se um dispositivo de captura de imagem do tipo webcam, que foi adaptada para ser sensível a radiação infravermelha. Também se desenvolveu um dispositivo flash com o intuito de gerar o efeito olhos vermelho, a fim de destacar a pupila.
A implementação da ferramenta teve como base teórica o trabalho dos pesquisadores Essa, Flickner e Haro (2000). Métodos como os de subtração de imagens e análise do histograma foram fundamentais para detecção da pupila. A utilização da heurística presente na LibSVM mostrou grande desempenho no processo de reconhecimento das ROI, tornando viável a detecção e monitoramento da pupila em tempo real. Outros métodos como, por exemplo, a diminuição da escala nas imagens para o reconhecimento, também contribuíram para um melhor desempenho da ferramenta.
A utilização das bibliotecas JMF, ImageJ, RXTX e LibSVM juntamente com a linguagem de programação Java, onde todas possuem vários métodos e rotinas de exemplo bem documentadas foi de grande ajuda para a elaboração da ferramenta. A transferência do movimento para o mouse foi nativamente tratado pelo Java.
O desenvolvimento do dispositivo flash foi facilitado pelas muitas ferramentas para simulação e desenvolvimento presentes no mercado, muitas inclusive gratuitas para estudantes. A simulação no Proteus permitiu que a comunicação através da biblioteca RXTX e a integração com o sistema, fosse testada antes mesmo do circuito ser construído. A construção física do circuito se mostrou mais complicada que o esperado devido a muitas condições simuladas não refletirem claramente a realidade.
O uso das ferramentas presentes no Enterprise Architect para a elaboração das especificações do trabalho se mostraram ágeis e fáceis de usar, não apresentando problemas durante sua execução, atendendo desta forma a todas as necessidades do projeto.
A ferramenta se mostrou eficaz quando as condições mínimas de operação são atendidas, entre elas o ângulo do rosto, a região dos olhos deve estar no mesmo eixo óptico da câmera, e não ultrapassar um grau de rotação maior que trinta graus, referente ao grau de abertura dos LEDs infravermelhos, o fato do usuário que estiver utilizando óculos, ou outro acessório que cause o reflexo do dispositivo flash, posicione o mesmo fora de eixo de reflexo. A distância entre o dispositivo de captura e o usuário deve estar entre 40cm e 90cm. Deve existir uma fonte luminosa posicionada fora da área de captura da câmera, e de preferência superior ao usuário.