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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Buzzi
Título: Ferramenta para Internacionalização e Documentação do Sistema Vetorh
 
Introdução:
Efetuar documentação de sistemas para o usuário final normalmente não é uma tarefa simples e exige dedicação e investimentos. Segundo Institute of Electrical and Electronics Engineers (2001 apud GALVÃO, 2007, p. 49), a documentação do software pode ser impressa, estruturada em capítulos com no máximo três subdivisões, ou digital, organizada em tópicos de forma que o usuário tenha acesso rápido a um tópico específico.
Assim, o arquivo de ajuda ou help deve ser o primeiro item a ser verificado pelo cliente ao encontrar uma dúvida na utilização do software. Porém, poucos usuários fazem uso adequado do help. Muitos optam por recorrer diretamente à equipe de suporte ou por tentar entender por conta própria o sistema ou ainda utilizando-o de forma inadequada. No entanto, na maioria dos casos, isso se deve ao fato que o usuário já teve alguma experiência ruim ao consultar o help. Portanto, o arquivo de ajuda deve estar sempre bem estruturado, atualizado e descrever adequadamente as funcionalidades que o sistema possui. “Manuais de software são itens essenciais para permitir aos usuários extrair o máximo do software [...].” (SERIFA COMUNICAÇÃO, 2009).
No entanto, muitas empresas desprezam o fato de que com uma documentação atualizada a cada versão, o conhecimento não fica restrito apenas a algumas pessoas, já que tudo estará escrito no arquivo de ajuda. Segundo Galvão (2007, p. 45), “o manual do software deveria permitir a transferência de informações e conhecimentos, entre quem produziu tal software e quem irá usá-lo cotidianamente.”
Além destes problemas levantados, observa-se que são raros os softwares que possuem uma documentação disponibilizada em vários idiomas. As empresas não se dão conta de que, com o mundo globalizado, a qualquer momento seus softwares poderão ser utilizados por pessoas de outros países com línguas e culturas diferentes. Para este público, o help também precisa ter a mesma importância, ou seja, descrever adequadamente o sistema, sendo atualizado constantemente.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que visa gerenciar e facilitar a documentação de software para o usuário final, sendo realizada, como estudo de caso, a documentação do produto Vetorh da Senior Sistemas (SENIOR SISTEMAS, 2010), que autorizou o uso de algumas informações conforme anexo A. Esta ferramenta também faz a engenharia reversa da documentação já elaborada para este produto, além de fornecer meios para que a tradução seja facilitada. Com o desenvolvimento da ferramenta proposta espera-se ser possível automatizar grande parte do processo de documentação e tradução do help, de tal forma que cada ator envolvido no processo possa se preocupar em realizar apenas sua atividade (função específica). Isso é, os testadores deverão documentar as funcionalidades do produto e os tradutores deverão traduzir a documentação.